You are currently viewing Geografia – O agronegócio e a produção de alimentos

Geografia – O agronegócio e a produção de alimentos

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 8ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Agronegócio e a produção de alimentos

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/soja-m%c3%a3o-agro-colheita-sementes-1831703/> Acesso em 10 de fevereiro de 2022.

Agronegócio e a produção de alimentos

O setor do agronegócio engloba uma diversidade de atividades, como processamento, industrialização, distribuição e comercialização de produtos agropecuários, unindo diferentes setores econômicos. A agroindústria desempenha um papel fundamental nesse sistema integrado de produção. No contexto brasileiro, a produção de soja e a pecuária intensiva se destacam como exemplos notáveis do agronegócio, impulsionando a criação de empregos e movimentando volumes significativos de capital.

No cerne do agronegócio estão os alimentos, desempenhando um papel vital na cadeia produtiva. Ele abarca desde o cultivo de culturas agrícolas até a criação de animais para consumo humano. Envolve práticas como o cultivo de grãos, frutas, vegetais e a criação de gado, aves e suínos, além do processamento, empacotamento e distribuição dos produtos alimentícios. O agronegócio exerce uma função crucial na asseguração da segurança alimentar, atendendo às necessidades da população com uma oferta diversificada e de alta qualidade. Ademais, ele serve como fonte significativa de emprego e contribui para o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável em diversos países. O Brasil destaca-se como um dos principais produtores e exportadores globais de alimentos. Recentemente, o país aumentou sua produtividade por meio da adoção de inovações tecnológicas e a expansão das áreas de produção.

O agronegócio se caracteriza por sua elevada produtividade, graças à incorporação de tecnologias avançadas em todas as etapas da produção. Embora seja frequentemente associado a grandes latifúndios com práticas de monocultura voltadas para a exportação, também engloba propriedades de porte médio e pequeno, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, através de cooperativas agrícolas. A agricultura intensiva, típica do modelo de agronegócio, emprega maquinaria, fertilizantes, sistemas de irrigação, sementes selecionadas e técnicas agrícolas modernas. Esse modelo de agricultura demanda menos mão de obra e resulta em alta produtividade.

Responda as questões

QUESTÃO 1

Marque um dos exemplos notáveis do agronegócio mencionados no texto?

A) Produção de eletrônicos de consumo.
B) Indústria automotiva.
C) Cultivo de algodão.
D) Produção de soja e pecuária intensiva.

QUESTÃO 2

O que a agroindústria desempenha no sistema de produção integrado do agronegócio?

A) Papel social na comunidade local.
B) Função cultural na preservação de tradições.
C) Função ambiental na conservação da biodiversidade.
D)Papel fundamental na transformação e processamento dos produtos agropecuários.

QUESTÃO 3

Explique como funciona o agronegócio, suas atividades e porque ele apresenta elevada produtividade? Essa alta produtividade atende a toda a população do Brasil com alimentos? Pesquise Agroindústrias no seu Estado e quais os produtos que elas produzem.

QUESTÃO 4

A agricultura intensiva, no modelo agronegócio usa máquinas, fertilizantes, sistemas de irrigação, sementes selecionadas e modernas técnicas agrícolas. Nesse tipo de agricultura são empregados poucos trabalhadores e obtém-se alta produtividade. Você e sua família já trabalharam ou trabalham na agricultura? Relate essa experiência. Informe se foi agricultura tradicional ou foi em Agronegócio (intensiva).

SAIBA MAIS

O agronegócio é muito forte no Brasil – Assista ao vídeo abaixo e entenda melhor o tema.

Canal Geowerllen “Agronegócio e os alimentos.”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WChkotrbess>. Acesso em 11 Fev. 2022.

Autoria:Werllen Pires
Formação:Geografia
Componente Curricular:Geografia
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAGE0818) Analisar os níveis da produção de alimentos no contexto do agronegócio e suas consequências socioambientais.
Referências bibliográficas:Embrapa soja. https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/81613580/brasil-e-referencia-no-desenvolvimento-de-tecnologias-sustentaveis-para-producao-de-soja.  Acesso em 03 Agosto 2023.

TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia. Quinteto Editorial, 1ª Edição. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental, séries finais 6º ano.

Matriz Estruturante EJA 2022.