Olá! Esta aula de Geografia é destinada aos estudantes da 8ª Série da Eaja.
Esta aula pretende analisar a divisão do mundo em Ocidente e Oriente. Diferenciar conceitualmente os termos “oriente e ocidente”. Identificar as regiões e países que pertencem à classificação oriental e ocidental. Compreender o papel da Europa na divisão mundial entre países Orientais e Ocidentais. Perceber as mudanças na configuração dos territórios e fronteiras nacionais, os conflitos fronteiriços e seus desdobramentos.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Mundo oriental e mundo ocidental
O mundo ocidental e o mundo oriental
De modo geral, podemos definir o mundo oriental como a porção da Terra formada pelas nações da Ásia e do Oriente Médio, enquanto o mundo ocidental engloba a Europa e grande parte dos territórios que foram colonizados pelos europeus, notadamente a América, a Austrália e a Nova Zelândia.
No entanto, essa divisão não é simples, como aquela proposta para os hemisférios Ocidental e Oriental da Terra, delimitada pelo meridiano de Greenwich e que podemos observar em qualquer planisfério. Trata-se da divisão do mundo entre o Ocidente e o Oriente, cuja regionalização é mais complexa e extrapola os critérios geográficos. Para compreender essa divisão, devemos analisar, sobretudo, fatores históricos, culturais e religiosos.
No mundo oriental predominam o Islamismo, o Hinduísmo e o Budismo como religiões principais e as culturas orientais muito tradicionais. No mundo ocidental predomina o Cristianismo e outros aspectos culturais são intensamente influenciados pelas culturas europeia e estadunidense.
Diversas nações situadas na África, na Europa Oriental e na porção ocidental da Ásia apresentam influências significativas tanto das culturas ocidentais como das culturas orientais, estando situadas no entroncamento entre essas duas porções do mundo.
O papel da Europa no processo de divisão
Para que possamos entender o motivo pelo qual essa divisão começou, devemos lembrar de que no século XIX e início do século XX as potências industrializadas da Europa colonizaram grande parte do mundo, incluindo terras e povos que os europeus pouco conheciam ou compreendiam. Nesse período, o termo “oriente” passou a ser usado para se referir a esse mundo que era culturalmente diverso, mas igualmente exótico e diferente para os povos europeus, justamente por ser desconhecido. De modo a justificar o processo colonial, muitos europeus compartilhavam a visão de mundo na qual o seu continente e seus povos eram naturalmente superiores, o que ajudou a consolidar a disseminação de sua cultura e seus hábitos nas áreas colonizadas. Desse modo, vastas regiões do mundo passaram a ter características culturais que, agrupadas, delimitam o Oriente e o Ocidente.
Embora o mundo ocidental e o mundo oriental continuem sendo culturalmente diferentes, é importante compreender que tanto em uma como em outra dessas regiões podemos encontrar países culturalmente diversos. Esses países também têm diferentes sistemas de governo e influências de distintos processos históricos, igualmente importantes e ricos culturalmente, seja em escala local, seja em escala global. Atualmente, essa divisão tem tido como principal motivo a religião, sobretudo no caso da oposição entre Cristianismo e Islamismo e a atuação de alguns grupos extremistas que se identificam como “inimigos do Ocidente”.
A globalização e os processos migratórios têm contribuído, na atualidade, para diminuir as diferenças e integrar as culturas entre os povos de todo o mundo, tornando essa regionalização, em certos aspectos, cada vez mais difícil de delimitar.
Entendendo as fronteiras e os territórios no mundo atual
No decorrer da história da humanidade, as fronteiras e os territórios nacionais passaram por várias mudanças. Essas mudanças ocorreram, por exemplo, em virtude da ampliação do território de um país, da anexação de novas áreas ou da criação de um novo Estado. No decorrer do século XX, as mudanças na configuração dos territórios e fronteiras nacionais foram muito expressivas. Desde então, o mapa político do mundo vem sendo periodicamente atualizado. Isso porque todas as mudanças na configuração do território dos países acarretam alterações nos limites traçados em seus mapas políticos. Até meados do século XX, as maiores modificações nos limites territoriais entre os países se devem, sobretudo, à Primeira (1914-1918) e à Segunda (1939-1945) Guerras Mundiais. Esses dois conflitos se desenvolveram, principalmente, em razão da expansão territorial promovida pelos principais países envolvidos, e foram marcados por disputas violentas, tanto por territórios quanto pela dominação dos povos que neles habitavam.
Regionalização do território europeu
Levando em consideração os aspectos históricos e econômicos da Europa, podemos regionalizar o continente europeu em dois grupos de países.
a) Um deles, denominado Europa Ocidental ou desenvolvida, é formado por países que apresentam, em sua maioria, uma economia forte, diversificada e altamente industrializada.
b) O outro, Europa Oriental, é composto por países com economia menos industrializada, predominando países que adotavam o regime socialista.
Observe no mapa essa divisão do continente europeu.
Disponível em: TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia: 9º ano. Quinteto Editorial, 1ª Ed. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental: anos finais. p.15.
Veja as transformações ocorridas nos limites dos países europeus
Disponível em: TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia: 9º ano. Quinteto Editorial, 1ª Ed. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental: anos finais. p.19.
Atividades
Questão 1 – Identifique de modo geral, quais as nações ou territórios que fazem parte do mundo oriental e do mundo ocidental.
Questão 2 – Qual tem sido o principal motivo da divisão atualmente? Explique com informações do texto estudado.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJAGE0811) Contextualizar historicamente a formação da denominação Oriente e Ocidente. |
Referências: | TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia: 9º ano. Quinteto Editorial, 1ª Ed. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental: anos finais. |