You are currently viewing Geografia – Impactos ambientais no Cerrado

Geografia – Impactos ambientais no Cerrado

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 5ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Observe as imagens a seguir:

File:Fogo-no-cerrado.jpg
Fogo no cerrado. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/06/Fogo-no-cerrado.jpg/640px-Fogo-no-cerrado.jpg, acesso em 02, dez, 2022.
File:Flickr - João de Deus Medeiros - Fogo no Cerrado (1).jpg
Queimada no cerrado. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/76/Flickr_-Jo%C3%A3o_de_Deus_MedeirosFogo_no_Cerrado%281%29.jpg/640px-Flickr_-Jo%C3%A3o_de_Deus_MedeirosFogo_no_Cerrado%281%29.jpg, acesso em 02, dez, 2022.

A partir dos anos 60, a expansão do Centro-Oeste foi impulsionada pelo Estado e gerou grandes mudanças na paisagem do Cerrado, resultando em extensiva destruição. As atividades agropecuárias, a exploração mineral e vegetal (a madeira é amplamente utilizada em carvoarias locais e na produção de celulose), o crescimento das áreas urbanas e a prática de queimadas, causaram um impacto significativo. Inúmeras espécies de plantas e animais correm risco de extinção, sendo estimado que mais de 130 espécies animais estão sob ameaça.
As queimadas no Cerrado – é possível observar queimadas espontâneas que ocorrem naturalmente, sem intervenção humana, especialmente durante a estação seca, quando a vegetação rasteira se torna altamente inflamável devido ao ressecamento. No entanto, a maioria das queimadas é causada pelo ser humano, com o objetivo de criar áreas para plantio ou expandir pastagens existentes.

Agora vamos às questões.

 QUESTÃO 1

 Escreva 04 atividades humanas que provocam impactos ambientais de acordo com o texto acima.

 QUESTÃO 2

File:Seca e queimada no cerrado 02.jpg

Seca e queimada no cerrado. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ea/Seca_e_queimada_no_cerrado_02.jpg/640px-Seca_e_queimada_no_cerrado_02.jpg, Acesso em 02, dez, 22.

Você já viu ou já presenciou uma queimada no cerrado? Qual foi sua reação? Descreva a cena que você viu. Algo foi destruído?

 QUESTÃO 3

O geógrafo Aziz Ab’Saber, escreve algo a respeito do Cerrado: “Além de conviver com alguns dos piores solos do Brasil intertropical, a vegetação dos cerrados conseguiu a façanha ecológica de resistir às queimadas, renascendo das próprias cinzas, como uma espécie de fênix dos ecossistemas brasileiros. Não resiste, porém, aos violentos artifícios tecnológicos inventados pelos homens ditos civilizados.”
AB’SABER, Aziz N. Os domínios de natureza no Brasil. 5. ed. São Paulo: Ateliê, 2008. p. 43.

Qual das opções abaixo representa um impacto da intervenção humana no equilíbrio ecológico do Cerrado?

(A) A intervenção humana não possui impacto significativo no equilíbrio ecológico do Cerrado.
(B) A intervenção humana contribui para o fortalecimento da biodiversidade no Cerrado.
(C) A intervenção humana ajuda a reduzir a ocorrência de queimadas no Cerrado.
(D) A intervenção humana causa a destruição da vegetação natural, a perda de espécies animais e a redução da qualidade do solo no Cerrado.

Saiba mais a respeito do assunto, acessando o vídeo a seguir .

YouTube/ canal werllen pires / Impactos ambientais no cerrado.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-5a-serie-eja/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAGE0516) Identificar os impactos ambientais ao longo da ocupação e exploração dos recursos hídricos nos espaços urbano e rural.
Referencial Teórico
TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia. Quinteto Editorial, 1ª Edição. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental, séries finais 6º ano.

AB’SABER, Aziz N. Os domínios de natureza no Brasil. 5. ed. São Paulo: Ateliê, 2008. p. 43.

Matriz Estruturante EJA 2022.