Olá! Esta aula de Geografia é destinada a educandos da 8ª Série da Eaja.
Esta aula pretende analisar a ordem mundial Bipolar no contexto da Guerra Fria.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Guerra Fria e a Ordem Bipolar
Guerra Fria e a Ordem Bipolar
Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) firmaram-se como os Estados mais poderosos do mundo, tanto economicamente quanto militarmente. Essas potências eram governadas sob sistemas sociais e econômicos opostos, o capitalista e o socialista, e estenderam sua liderança a outros países, formando os blocos capitalista e socialista. Essa disputa pela influência sobre outras nações (hegemonia) ficou conhecida como Guerra Fria, já que as duas potências nunca se enfrentaram diretamente no campo de batalha. O confronto entre elas só ocorreu no campo diplomático, caracterizado principalmente pelo apoio a guerras em outras regiões, como as guerras da Coréia, do Vietnã e do Afeganistão.
O que é ordem bipolar? (Bi) significa “dois pólos”. O mundo ficou dividido entre duas potências mundiais, os Estados Unidos e a União Soviética. Portanto, muitos dos conflitos e das questões econômicas e políticas da época tinham relação com a disputa entre essas duas potências. Porém, com o fim da Guerra Fria, os conflitos persistiram e, quando aprofundado sobre suas causas e motivações, muitos têm relação com o contexto da ordem bipolar.
Disponível em: DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020.p23
Depois de quase seis anos de batalhas e um saldo de mais de 50 milhões de mortos e 28 milhões de mutilados, a Segunda Guerra Mundial terminou, em 1945, com a derrota dos países que formavam o bloco conhecido como Eixo (liderado por Itália, Japão e Alemanha). O Japão, último a se render, sofreu ainda ataques nucleares dos Estados Unidos, que lançaram duas bombas atômicas, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, assombrando o mundo.
Com o fim da Guerra, países que formavam o bloco dos Aliados (Estados Unidos, União Soviética e Reino Unido), vitoriosos, participaram de conferências para reorganizar o espaço europeu de acordo com seus interesses. As conferências de Yalta e Potsdam remodelaram as fronteiras soviéticas e alemãs, expandindo as áreas de influência da União Soviética.
Os Estados Unidos, temendo um avanço soviético, lançaram a Doutrina Truman, em 1947, com o objetivo de colocar os países da Europa Ocidental sob sua influência. Assim teve início o processo de bipolarização mundial, com o mundo dividido em dois polos de poder.
Acontecimentos da Guerra Fria
Duas grandes crises durante a Guerra Fria envolveram Berlim. No fim da Segunda Guerra Mundial, a capital da Alemanha, assim como todo o país, foi dividida em quatro zonas, controlada por quatro nações: Estados Unidos, Reino Unido, França e União Soviética. Em 1948, as três nações ocidentais anunciaram que passariam a atuar em conjunto. A União Soviética então bloqueou as rotas rodoviárias e ferroviárias que abasteciam Berlim, localizada na parte soviética do país. Em resposta, os Estados Unidos e o Reino Unido passaram a abastecer a cidade usando aviões. Em 12 de maio de 1949, os soviéticos levantaram o bloqueio.
Como consequência, em 1949 os países da Europa alinharam-se ao bloco ocidental (capitalista) ou ao bloco oriental (socialista). No mesmo ano, a Alemanha foi dividida em dois países: a República Federal da Alemanha ou Alemanha Ocidental, capitalista; e a República Democrática Alemã ou Alemanha Oriental, socialista.
Nos anos seguintes, muitos habitantes de Berlim Oriental fugiram para Berlim Ocidental. Em 1961, os dirigentes da Alemanha Oriental construíram um muro para impedir as fugas. O Muro de Berlim se tornou o símbolo da Guerra Fria.
Vista do Muro de Berlim por volta de 1962. O muro foi originalmente feito com arame farpado e blocos de cimento. Mais tarde, foi reforçado e expandido.
O muro de Berlim
Muro de Berlim. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/pesquisa/artigos/levante do muro /recursos/242703>. Acesso em: 11 de abril de 2021.
A construção do muro
Artigo, https://joanisval.com/2011/08/13/50-anos-do-inicio-da-construcao-do-muro-de-berlim/ , Acesso em 10 de Abril de 2021
As corridas espaciais e armamentistas
Nesse cenário, a corrida espacial foi um marco na disputa entre os blocos capitalista e socialista. Os soviéticos foram os primeiros a lançar um satélite e a enviar uma pessoa ao espaço, enquanto os estadunidenses organizaram a primeira expedição tripulada a aterrissar na Lua. A corrida espacial tinha finalidade científica e fazia parte da competição pelo desenvolvimento de tecnologia militar, mas, sobretudo, era uma maneira de cada bloco fazer propaganda de suas conquistas tecnológicas e de seu modo de vida.
Além da corrida espacial, durante a Guerra Fria ocorreu a chamada corrida armamentista. Estados Unidos e União Soviética esforçavam-se em produzir bombas nucleares com poder de destruição cada vez maior, gerando preocupação em todo o mundo. Acreditava-se que o ataque de um dos dois lados desencadearia uma guerra total, que poderia pôr em risco a própria existência humana. Por esse motivo, as duas superpotências tentavam manter os conflitos longe de seus territórios.
Os focos de tensão foram mudando ao longo do tempo, sempre que algum país não deixava claro a qual bloco estava aliado. Soviéticos e estadunidenses financiaram grupos rebeldes, partidos políticos e até artistas e intelectuais para difundir suas ideologias. Por isso, a Guerra Fria não foi uma guerra no sentido estritamente militar, de combate armado direto, mas uma guerra tecnológica, ideológica e cultural.
Alianças – Em 1949, os Estados Unidos e seus aliados europeus formaram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). O objetivo dessa aliança era proteger seus membros em caso de ataques. Em 1955, a União Soviética e as nações do Leste Europeu formaram o Pacto de Varsóvia, com as mesmas intenções.
Atividades
Questão 1 – O que foi o mundo bipolar? Quais os dois principais países?
Questão 2 – Quais eram as características da Guerra Fria?
Questão 3 – Explique sobre o Muro de Berlim, porque foi construído, o que ele simbolizava?
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJAGE0802) Identificar as características das espacialidades e territorialidades do mundo nos pós Segunda Guerra Mundial e o papel da Europa. |
Referências: | DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020. Guerra Fria. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/Guerra-Fria/481011/recursos/233310>. Acesso em: 10 de abril de 2021. Guerra Fria, artigo, disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/Guerra-Fria/481011, acesso em 10 de Abril de 2021. |