You are currently viewing Geografia – Conceitos: Estado, Nação, Território e País.

Geografia – Conceitos: Estado, Nação, Território e País.

Olá! Esta aula de Geografia é destinada a educandos da 7ª Série da EJA.

Temática – Geografia – Conceitos: Estado, Nação, Território e País. Disponível em: <pixabay.com/photo/>. Acesso em: 28 de Setembro de 2021.

Conceitos: Estado, Nação, Território e País

A configuração dos países reflete um estágio específico das relações internacionais e da geopolítica global, moldada ao longo de séculos pelas complexas interações entre territórios, Estados e nações. Esse mapa, entretanto, não é um quadro permanente; ainda há possibilidade de surgirem, desaparecerem ou se reorganizarem países, territórios e nações.

A autonomia política de vários territórios é palco de constantes disputas por distintos povos ao redor do mundo. Esses conflitos podem resultar da resistência contra a dominação ou invasão por outros Estados e podem culminar na criação de novos países.

Para compreender essas dinâmicas, é essencial conhecer conceitos relacionados às territorialidades político-administrativas. Vamos explorar os conceitos de Estado, nação, território e país.

O Estado representa a estrutura política que organiza a sociedade de forma jurídica; as regras que regulam a convivência dos cidadãos em um determinado país são estabelecidas pelo Estado.

O governo, por sua vez, é a instância que implementa e administra as leis por meio das instituições políticas e administrativas. Nesta estrutura, o Poder Legislativo é responsável pela criação de normas, o Poder Executivo, pela aplicação dessas normas e cabe ao Poder Judiciário a garantia da execução. As forças armadas também integram o Estado e são responsáveis pela proteção do território do país.

Um Estado soberano é composto por uma nação. Quando essa nação ocupa um território específico e se organiza politicamente, chamamos isso de Estado-nação. Na atualidade, o Estado-nação é o modelo mais comum de organização política. Alguns Estados-nação são formados por várias nações, é o caso do Canadá, que abriga os anglófonos (falantes de inglês) e os francófonos (principalmente na província de Quebec), além de diversas nações indígenas com suas próprias línguas e culturas.

Multidão De Pessoas, Multidão, Fãs De Futebol, Pessoas

Disponível em: <https://cdn.pixabay.com/photo/2016/06/30/02/58/crowd-of-people-1488213_960_720.jpg>. Acesso em 18 de Abril de 2021.

A nação refere-se a um grupo de pessoas que compartilham características culturais comuns, como a língua, tradições e crenças religiosas. Esse grupo de pessoas é unido por laços históricos, étnicos e culturais. Existem nações que possuem um Estado próprio, como o Uruguai, Angola e o Haiti. No entanto, há também nações que ainda lutam para se tornar um Estado, como os catalães, na Espanha, e os palestinos, no Oriente Médio.

O território de um país é o espaço geográfico onde o Estado exerce sua autoridade e soberania. Esse espaço é delimitado por fronteiras políticas, que podem ser tanto naturais, como rios ou montanhas, quanto artificiais, estabelecidas por acordos ou outros critérios. Normalmente, as fronteiras dos países são uma combinação de limites naturais e artificiais. O território de um país inclui a terra firme, ilhas, o subsolo, o espaço aéreo e as áreas marítimas que pertencem àquela nação.

Um país é uma área com fronteiras políticas reconhecidas, composta por unidades político-administrativas, que possui sua própria moeda e é reconhecida internacionalmente. Geralmente, um país é habitado por uma população que compartilha uma história comum. Todo país possui um Estado organizado que exerce soberania frente a outros países e é regido por uma Constituição.

Na imagem a seguir aparecem alguns países do continente americano.

Fonte: canva.com

Atividades

Agora chegou seu momento para mostrar o que aprendeu. Responda de acordo com o texto estudado.

Questão 1

1. Em muitos países, grupos de pessoas que compartilham a mesma cultura, língua e história lutam para obter reconhecimento e autonomia. Esses grupos podem se identificar fortemente com sua própria identidade cultural, distinta da nação dominante.

Um grupo de pessoas que compartilha a mesma cultura e história pode ser considerado:

a) Uma nação é um grupo com laços culturais e históricos comuns.
b) Um território é uma área geográfica delimitada por fronteiras naturais.
c) Um Estado é uma organização política que regula a sociedade juridicamente.
d) Um país é uma área reconhecida com fronteiras políticas estabelecidas internacionalmente.

Questão 2

Leia sobre o conceito de Nação. A partir dessa definição você acha que o Brasil é uma nação? Podemos falar em nação brasileira? 

Questão 3

4. Se um país é composto por várias nações, qual das alternativas é verdadeira?

a) As nações compartilham o mesmo território, mas mantêm identidades culturais distintas.
b) As nações têm total soberania sobre suas áreas e governam de forma independente.
c) As nações são separadas por fronteiras naturais, como montanhas e rios importantes.
d) As nações se unem para criar um único governo que regula todas as leis.


Autoria:Amarolina Ribeiro Silva
Formação:Graduada em Geografia e em Pedagogia. Mestra em Ensino na Educação Básica.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades(EAJAGE0707) Compreender conceitos vinculados a territorialidades político-administrativas.
Referência CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005. 

_______. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011.

CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010. 

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás. CONSED/UNDIME – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/

STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade–mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2008.