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Geografia – As regionalizações mundiais.

Olá! Esta aula de Geografia é destinada a educandos da 7ª Série da Eaja.

Temática – Geografia – As regionalizações mundiais. Disponível em: <pixabay.com/photo/>. Acesso em 22 de Outubro de 2021.

O objetivo desta aula é mostrar as diversas formas de regionalizar o mundo a partir das propostas estabelecidas. Por meio das regionalizações, podemos estudar um conjunto de países comparando diferenças e semelhanças e analisando aspectos gerais de acordo com o desenvolvimento econômico.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – As regionalizações mundiais.

GEOGRAFIA| 7ª SÉRIE | Eaja | PROF.: WERLLEN

As regionalizações mundiais

Chamamos de região uma porção de território que apresenta características semelhantes, de acordo com determinados critérios e classificações. Para estudar o mundo do ponto de vista físico, por exemplo, é feita uma regionalização, ou seja, uma divisão do território com base em elementos como solo, relevo, vegetação etc. Já para estudar as sociedades e os povos, podemos classificá-los com base em países ou Estados, religiões, línguas, etnias, culturas, desenvolvimento, entre muitos outros aspectos.

A regionalização pode ser feita com base em critérios naturais (clima, hidrografia, vegetação); econômicos (produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia); políticos (regimes de governo); sociais (taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH); culturais (religiões, etnias); entre outros.

Por meio das regionalizações, podemos estudar um conjunto de países comparando diferenças e semelhanças e analisando aspectos gerais e particulares.

1 – DIVISÃO EM CONTINENTES

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 7. ed. Rio de Janeiro, 2016. p. 34. Disponível em: DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020. 

Uma das formas de regionalização mais conhecidas é o agrupamento dos países em continentes. O principal critério é a extensão contínua das grandes porções de terras emersas. No entanto, aspectos de caráter histórico, cultural e social também são considerados em sua formulação.

2 – GRANDES ÁREAS GEOCULTURAIS

Outra possibilidade de regionalização do espaço mundial é pelo agrupamento de países por conta de suas características culturais e históricas. Assim, as regiões são formadas com base em aspectos como etnias, línguas, religiões, tradições, hábitos alimentares, costumes, economia etc., comuns a uma sociedade ou a um grupo de países.

O geógrafo Yves Lacoste divide o espaço mundial nas seguintes grandes áreas geoculturais, que podem ser observadas no mapa abaixo:

América do Norte: Canadá e Estados Unidos.

América Latina: México, países da América Central, do Caribe e da América do Sul.

Europa: todos os países da porção ocidental e parte dos países orientais desse continente.

Mundo islâmico: Norte da África, Oriente Médio e alguns países da Ásia Central, onde predomina a religião islâmica.

Mundo africano: África Subsaariana.

Mundo indiano: Índia, Paquistão, Bangladesh e Sri Lanka.

Russos ortodoxos: Rússia, Ucrânia e Belarus, onde predomina a religião cristã ortodoxa.

Extremo Oriente: China, Japão, Coreia do Norte, Coreia do Sul e Mongólia.

Ásia de Sudeste: ilhas e países como Indonésia, Tailândia, Vietnã, Camboja e Laos.

Austrália e Oceania: Austrália, Nova Zelândia e as diversas ilhas e arquipélagos do entorno.

Fonte: FERREIRA, Graça M. L. Atlas geográfico: espaço mundial. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2013. p. 11. Disponível em: DELLORE, Cesar  Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020.

3 – PAÍSES DESENVOLVIDOS E PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS

Levando em consideração critérios econômicos e o grau de influência das nações no sistema econômico mundial, foi possível regionalizar o mundo em países desenvolvidos e países subdesenvolvidos.

Durante muito tempo, eram considerados países desenvolvidos aqueles com grande acumulação de riquezas e de tecnologia, de significativa influência na economia mundial e cujas populações presentavam boa qualidade de vida. Já os subdesenvolvidos eram os países de baixa ou média expressividade na economia, na tecnologia e nos níveis de qualidade de vida.

Essa classificação atualmente é criticada por se entender que a denominação países subdesenvolvidos traria embutida a noção de que esses países conseguiriam superar o estágio de subdesenvolvimento e atingir o nível econômico dos países considerados modelo. Por conta disso, a Organização das Nações Unidas (ONU) passou a classificar os países de acordo com diferentes níveis de desenvolvimento.

Elaborado com base em dados obtidos em: KIDRON, Michael; SEAGAL, Ronald. Atlas del estado del mundo. Barcelona: Serval, 1982. p. 43. Disponível em: DELLORE, Cesar  Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020.

Atividades

Agora chegou o seu momento para mostrar o que aprendeu. Responda de acordo com o texto estudado.

Questão 1 – Quais os critérios estabelecidos para regionalizar o mundo, cite exemplos.

Questão 2 – O que podemos estudar por meio das regionalizações?

Questão 3 – O texto fala de três formas de regionalização mundiais, explique cada uma delas de forma objetiva.


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EAJAGE0708) Analisar as diferentes regionalizações mundiais em diferentes contextos históricos na perspectiva do desenvolvimento e do crescimento econômico.
Referências: DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020