Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 5ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA
O Brasil possui mais de 41 000 quilômetros de hidrovias espalhadas por seu território. No entanto, considerando a extensa rede hidrográfica que ele tem para a navegação, a utilização dos rios em nosso país como hidrovia é limitada. Observe, no mapa abaixo, a localização das principais hidrovias do país.
Além da geração de energia elétrica, a hidrografia estabelece outro tipo de relação entre sociedade e natureza: ela é considerada “estrada aquática”, ou seja, hidrovia. Nessa “estrada”, podem navegar desde pequenos barcos até grandes embarcações, dependendo da largura do leito do rio. Em geral, as hidrovias estão localizadas em rios de planície, nos quais o relevo favorece o deslocamento das embarcações. Em rios de planalto, é necessária a construção de eclusas.
Agora vamos às questões.
QUESTÃO 1
De acordo com o mapa, em qual parte do território brasileiro está concentrada a maioria das hidrovias?
QUESTÃO 2
Com base no mapa, existe alguma hidrovia no estado onde você mora?
QUESTÃO 3
Pesquise o nome de 05 hidrovias e escreva aqui. Você conhece alguma dessas?
QUESTÃO 4
O que são eclusas? explique o seu funcionamento e utilidade.
Saiba mais a respeito do assunto, acessando o vídeo a seguir .
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-5a-serie-eja/
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJAGE0516) Identificar os impactos ambientais ao longo da ocupação e exploração dos recursos hídricos nos espaços urbano e rural. |
Referencial Teórico | TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia. Quinteto Editorial, 1ª Edição. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental, séries finais 6º ano. Matriz Estruturante EJA 2022. |