Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 8ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O agronegócio desempenha um papel vital na economia global, fornecendo alimentos, fibras e biocombustíveis para uma população mundial crescente. No entanto, o desenvolvimento dessas atividades agropecuárias modernas muitas vezes está associado a impactos ambientais significativos. A utilização intensa de agrotóxicos pode resultar em contaminação de águas subterrâneas e rios, ameaçando a saúde humana e os ecossistemas aquáticos.
Além disso, a mecanização agrícola pode levar à compactação do solo, aumentando o risco de erosão e diminuindo a capacidade de retenção de água. A falta de rotação de culturas também pode empobrecer o solo, esgotando suas nutrientes essenciais.
É crucial adotar práticas sustentáveis no agronegócio para mitigar esses impactos. A agricultura de conservação, o uso responsável de agroquímicos e a implementação de sistemas agroflorestais são algumas das abordagens que podem preservar a biodiversidade, melhorar a qualidade da água e reduzir a pegada de carbono da agricultura.
Portanto, é fundamental encontrar um equilíbrio entre o desenvolvimento do agronegócio e a preservação do meio ambiente, promovendo uma agricultura mais sustentável e consciente, capaz de atender às necessidades ambientais globais sem comprometer o futuro do nosso planeta.
Responda às questões
QUESTÃO 1
A agricultura moderna utiliza agrotóxicos para combater pragas nas lavouras. Quais os problemas causados pelo uso de agrotóxicos?
A) Aumento da produtividade e qualidade dos alimentos.
B) Redução dos custos de produção agrícola.
C) Contaminação das águas subterrâneas e dos rios, representando uma ameaça à saúde dos trabalhadores, dos animais e comprometendo a qualidade dos alimentos.
D) Promoção do equilíbrio ecológico nos ecossistemas agrícolas.
QUESTÃO 2
De acordo com o texto, quais são algumas das abordagens sugeridas para mitigar os impactos ambientais do agronegócio?
A) A compactação do solo e a falta de rotação de culturas.
B) A utilização intensa de agrotóxicos e a mecanização agrícola.
C) A agricultura de conservação, o uso responsável de agroquímicos e os sistemas agroflorestais.
D) O esgotamento dos nutrientes essenciais do solo e a preservação da biodiversidade.
Escolha a opção que descreve as abordagens mencionadas no texto para reduzir os impactos ambientais do agronegócio.
QUESTÃO 3
Faça uma relação entre o desmatamento e a ampliação das áreas de plantação agrícola no Brasil.
QUESTÃO 4
Olhe a imagem abaixo: Explique o que você vê na imagem e como o agronegócio participa disso.
SAIBA MAIS
Assista ao vídeo a seguir
Autoria | Werllen Pires |
Formação | Geografia |
Componente Curricular | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJAGE0818) Analisar os níveis da produção de alimentos no contexto do agronegócio e suas consequências socioambientais. |
Referencial Teórico | DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Edição, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020. https://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/images/stories/biblioteca/permacultura/4_Sistemas_agroflorestais_e_a_legisla%C2%BA%C3%BAo_ambiental.pdf https://eos.com/pt/blog/agricultura-de-conservacao/ TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia. Quinteto Editorial, 1ª Edição. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental, séries finais 6º ano. Matriz Estruturante EJA 2022. |