Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
Oriente e Ocidente
Ainda que Ocidente e Oriente sejam palavras comuns ao nosso cotidiano, a definição dos seus conceitos é um pouco mais complexa e pode sofrer variações de acordo com o emprego dessas palavras. De forma geral, Ocidente significa o lado do horizonte em que o sol se põe e Oriente o lado em que o sol nasce.
No século III a. C, o Império Romano dividiu o seu território em Ocidente e Oriente com objetivo de facilitar a administração, os romanos foram os primeiros a regionalizar seus domínios em ocidente e oriente. Ao longo dos anos os europeus se apropriaram dessa possibilidade de regionalização e estabeleceram critérios diversos de acordo com os seus interesses para denominar terras ocidentais e orientais.
A regionalização do mundo em Oriente e Ocidente é eurocêntrica, pois coloca a Europa em destaque como referência para estabelecer outras regiões, além de considerar a visão que os europeus têm do mundo.
Em 1884 ocorreu a Conferência Internacional do Meridiano, que definiu o Meridiano de Greenwich como 0°, considerando que a Terra tem 360°. Greenwich corta o território europeu e, alinhado às projeções cartográficas, que colocam a Europa no centro do mapa e na porção superior, faz com que a ideia de ocidente o oriente geográfico também seja pautada pela visão eurocêntrica.
O Meridiano de Greenwich é uma linha longitudinal imaginária que cruza o planeta de Norte a Sul e divide a Terra em dois hemisférios (Leste e Oeste), do ponto de vista geográfico o que está no leste de Greenwich é oriente e ao oeste ocidente.
No entanto, quando pensamos no mundo ocidental e oriental, consideramos aspectos históricos, culturais e sociais para estabelecer essa divisão. É classificado como mundo oriental o continente asiatico e regiões situadas ao leste europeu, com cultura e organização social divergente do mundo ocidental. São povos, geralmente, politeístas ou com crenças religiosas diferentes dos ocidentais, praticam o budismo, xintoísmo, confucionismo, hinduísmo, entre outros.
Já os ocidentais são caracterizados pelo predomínio de religiões monoteístas, com destaque para o cristianismo e o judaísmo. Os países ocidentais sofrem grande influência da cultura europeia.
Durante o período da Guerra Fria o mundo ocidental representava os países capitalistas desenvolvidos, o mundo ocidental era composto pelas nações socialistas. E o Brasil? O Brasil foi visto como um país que segue as tradições ocidentais, ainda que geograficamente estivesse no hemisfério ocidental, não era um país capitalista desenvolvido.
QUESTÃO 01
Existem várias possibilidades de regionalização do espaço mundial. Dentre elas, a ideia de mundo ocidental e oriental é eurocêntrica devido
(A) o protagonismo do continente europeu na construção dessa regionalização.
(B) ao mundo europeu não assumir uma posição de destaque nessa regionalização.
(C) as diversas possibilidades de regionalização que o eurocentrismo permite.
(D) a forte presença de europeus em todos os continentes do mundo.
QUESTÃO 02
Explique como fatores geográficos, históricos e culturais contribuíram para a formação de identidades distintas no mundo ocidental e oriental. Considere aspectos como religião, língua, sistema político e valores sociais ao discutir as características únicas de cada uma dessas regiões.
QUESTÃO 03
Considerando o Meridiano de Greenwich, o que está situado a leste do meridiano é considerado
(A) ocidente.
(B) oriente.
(C) poente.
(D) eurocentrismo.
QUESTÃO 04
Após a Segunda Guerra Mundial o mundo foi dividido em ocidente e oriente considerando aspectos históricos, culturais e sociais. Durante a Guerra Fria o Brasil foi considerado uma nação ocidental ou oriental?
Componente Curricular | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAGE0611) Contextualizar histórica e geograficamente a formação da denominação Oriente e Ocidente. |
Referências | ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. DORÉ, A. Relações entre oriente e ocidente (Séc. XIII-XVII): Mercadores, missionários e homens de armas. Disponível em:<https://brapci.inf.br/index.php/res/download/56257>. Acesso em: 10, jun. 24. RODARTE, L. Você se considera ocidental? Para grande parte do mundo, o Brasil não faz parte do Ocidente. Disponível em:<https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2018/09/24/brasil-nao-e-pais-ocidental.htm>. Acesso em: 10, jun. 24. |