Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
China: Industrialização
A China é o segundo maior país em efetivo populacional e está entre os cinco maiores em extensão territorial, ainda que sua cultura e história sejam milenares, a industrialização chinesa foi tardia, intensa e marca um período de grande crescimento econômico.
Em 1949 a China inicia o seu processo de desenvolvimento econômico e industrial. A revolução socialista, liderada pelo Partido Comunista Chinês (PCC), traz investimentos significativos na indústria de base, em setores como siderurgia, mineração, energia e transporte. Apesar dos desafios, esse período lançou os alicerces para a industrialização futura, criando uma infraestrutura básica e desenvolvendo uma força de trabalho industrial.
Por volta de 1978, sob a liderança de Deng Xiaoping, a China passou a vivenciar o que conhecemos como socialismo de mercado, que consiste em forte presença das empresas estatais, associadas ao capital estrangeiro ou não, além do forte controle social marcado pela ausência de democracia imposto pelo Partido Comunista Chinês (PCC). A abertura econômica para os investimentos estrangeiros e reformas importantes centradas em investimentos em educação, pesquisas científicas, produção tecnológica, força militar, infraestrutura, desenvolvimento industrial, modernização da agricultura, dentre outros, foram importantes para o desenvolvimento chinês.
Nesse período, houve a criação de Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), que atraíram investimentos estrangeiros, a flexibilização do planejamento centralizado, permitindo maior autonomia às empresas e a migração de milhões de trabalhadores do campo para as cidades, alimentando a força de trabalho industrial.
Outros fatores como grande quantitativo populacional, expressiva extensão territorial, baixos salários, pouco rigor ambiental, facilidades fiscais e tributárias para exportação auxiliaram no crescimento chinês.
A industrialização trouxe desenvolvimento econômico, durante os anos 90 até meados dos anos 2000 a China sustentou um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) próximos aos 10% ao ano, o que levou os chineses a serem a quinta maior economia global em 2005 e a segunda maior desde 2010.
Devido abrigar indústrias de diversos produtos, em inúmeros segmentos e diferentes marcas, a China ficou conhecida como “fábrica global”. Porém, além de produzir para marcas consolidas no mercado como Apple, as indústrias chinesas também tinham as suas próprias marcas, que geralmente fabricavam cópias de menor qualidade construtiva de produtos tecnológicos. No Brasil, essas mercadorias são conhecidas como Xing Ling e podem ser encontradas com facilidade em centros comerciais populares.
No entanto, no século XXI, a industrialização chinesa esteve focada em alta tecnologia, sustentabilidade e inovação. Atualmente a China é um grande polo de desenvolvimento tecnológico, suas indústrias tem alcance global e entregam altíssima tecnologia, entre elas podemos destacar Xiaomi, BYD, Huawei, Chery, JAC, Lifan, TCL (Adquiriu a Semp Toshiba) e a Lenovo (Adquiriu a Motorola e parte da IBM).
Para liderar em áreas como inteligência artificial, veículos elétricos, robótica e biotecnologia, o governo chinês lançou iniciativas como o plano “Made in China 2025”. Além disso, a China está investindo em energia limpa e infraestrutura verde, tornando- se um dos maiores produtores de painéis solares, turbinas eólicas e baterias.
QUESTÃO 01
O termo “fábrica do mundo” frequentemente associado à China, nos anos 2000, está relacionado industrialização chinesa desse período, caracterizada
(A) pela produção em larga escala de bens de consumo para o mercado interno.
(B) como foco em inovação tecnológica e desenvolvimento de produtos de alta complexidade.
(C) com o domínio de tecnologias de ponta em setores como inteligência artificial e biotecnologia.
(D) pela produção em massa de produtos para diversas marcas globais, muitas vezes com menor valor agregado.
QUESTÃO 02
Explique como a revolução socialista de 1949 e a liderança do Partido Comunista Chinês (PCC) contribuíram para os alicerces da industrialização chinesa. Ao responder cite os setores que foram prioritários e receberam investimentos.
QUESTÃO 03
O plano “Made in China 2025” reflete a estratégia chinesa de modernização industrial no século XXI. Nesse sentido, podemos destacar que umas das áreas prioritárias desse programa é
(A) aumentar a produção agrícola extensiva com foco em monoculturas.
(B) desenvolver tecnologias de alta complexidade, como inteligência artificial e veículos elétricos.
(C) expandir a produção de cópias de produtos tecnológicos de marcas estrangeiras.
(D) reduzir o investimento em energia limpa e infraestrutura sustentável.
QUESTÃO 04
Procure o local de fabricação (Made In), em diversos produtos da sua casa, desde utensílios domésticos até eletrônicos. Registre aqui alguns produtos de fabricação chinesa que foram encontrados.
Autoria | Ailton Silva |
Formação | Geografia |
Componente Curricular | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAGE0606) Entender o papel de grandes organizações e corporações mundiais na dinâmica organizacional dos países |
Referências | A Organização das Nações Unidas (ONU). Disponível em: <https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/politicas-para-mulheres/arquivo/assuntos/acoes-internacionais/Articulacao/articulacao-internacional/onu-1/ONU%20-%20atualizado.pdf>. Acesso em: 07, out. 2024. SOBRE NÓS. Disponível em:<https://www.un.org/en/about-us>. Acesso em: 07, out. 2024. |