Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Estações do ano
As estações do ano são um fenômeno natural que ocorre devido à inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol. Esse movimento de inclinação resulta em variações na quantidade de luz solar recebida em diferentes regiões do planeta ao longo do ano, criando as quatro estações distintas: primavera, verão, outono e inverno.
O movimento de translação é o responsável por estabelecer as estações do ano, ao longo dos 12 meses do movimento de translação vivenciamos quatro estações do ano com duração de aproximadamente quatro meses, as estações se opõem de acordo com o hemisfério.
Hemisfério Sul:
- Verão: 22 de dezembro
- Outono: 20 de março
- Inverno: 21 de junho
- Primavera: 22 de setembro
Hemisfério Norte:
- Inverno: 22 de dezembro
- Primavera: 20 de março
- Verão: 21 de junho
- Outono: 22 de setembro
As zonas temperadas do nosso planeta apresentam as estações do ano bem definidas, ainda assim; de forma geral, podemos destacar algumas características de cada uma das estações do ano. Veja:
Verão: Apresenta as temperaturas mais altas, os dias são mais longos do que as noites e em algumas regiões é marcada como período chuvoso.
Outono: Anuncia a chegada do inverno, as árvores tendem a perder as suas flores e os frutos amadurecem. Os dias são mais curtos e frescos.
Inverno: Estação mais fria do ano, com dias curtos e noites mais longas, em algumas regiões pode ter ocorrência de neve. É nesse período em que ocorre a hibernação de alguns animais.
Primavera: Conhecida como estação das flores, é marcada pelo reflorestamento da flora e apresenta dias mais longos.
As características apresentadas podem ser observadas durante cada estação do ano em diferentes partes do globo, porém são aspectos gerais e que nem sempre vão ocorrer conforme o descrito. Por exemplo, em Goiás, temos duas estações do ano bem definidas: Verão (Quente e chuvoso) e Inverno (Menos quente e seco). Logo, não vemos nevar em Goiás no inverno, mas é possível observar o cair das folhas e flores em março e renascimento na primavera.
QUESTÃO 1
Durante o inverno, em algumas regiões do planeta, uma série de fenômenos naturais ocorrem devido às baixas temperaturas. Os lagos e rios congelam, as paisagens são cobertas por uma fina camada de neve e algumas espécies de animais hibernam para sobreviver ao frio intenso. Nesse contexto, as plantas
(A) Perdem as folhas para conservar energia durante a estação fria.
(B) Florescem as flores coloridas para atrair polinizadores.
(C) Vivem com crescimento acelerado para capturar a luz solar escassa.
(D) Aumentam a produção de frutos para atrair animais dispersores.
QUESTÃO 2
Hoje, estamos em qual estação do ano? Descreva características dessa estação.
QUESTÃO 3
As estações do ano são um fenômeno natural que ocorre devido à inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol. Esse movimento de inclinação resulta em variações na quantidade de luz solar recebida em diferentes regiões do planeta ao longo do ano. O movimento realizado pela Terra que define as estações do ano é
(A) Rotação
(B) Nutação
(C) Translação
(D) Precessão
QUESTÃO 4
O verão não ocorre em todo o planeta terra ao mesmo tempo, as estações do ano se opõem de acordo com o hemisfério. Sabendo disso, descreva qual estação do ano está ocorrendo hoje no hemisfério norte e escreva as características dessa estação.
Componente Curricular | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAGE0404) Caracterizar as principais influências da dinâmica do planeta no cotidiano. |
Referências | A ESCALA DO UNIVERSO. Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/oei/cgu/sca/sca.htm>. Acesso em: março de 2024. SILVA, F. P. Representação das dimensões astronômicas em livros didáticos de Ciências no âmbito do Ensino Fundamental II. Revista Latino- Americana de Educação em Astronomia – RELEA, n. 30, p.7 – 19, 2020. Disponível em <https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/issue/view/37>. Acesso em: março de 2024. SOARES, D. O que a Astronomia e a Cosmologia têm a dizer sobre a idade do universo. Disponível em:<lilith.fisica.ufmg.br/~dsoares/UAI/idade-u.htm>. Acesso em: março de 2024. |