You are currently viewing Língua Portuguesa – Gênero Textual: Cartum

Língua Portuguesa – Gênero Textual: Cartum

Olá! Que bom que você está participando!

Observe a imagem abaixo e converse com alguém da sua casa sobre ela.

Disponível em: https://4.bp.blogspot.com/-BNdpSlyPaiE/WKDqqxWSN4I/AAAAAAAAM-s/cl-JlkKn4QIIu0GPImM7vsk2MfKkyxy4gCLcB/s640/digitalizar0001.jpg

Atividade 1

Leia o texto abaixo com atenção:

O desenho de uma lata de lixo atua como uma metáfora visual, propondo que lavar calçada com água tratada é o mesmo que jogá-la no “lixo”. No desenho, como ocorre com a metáfora verbal, a comparação desaparece e vira literalmente um “jogar água no lixo”, já que a água da mangueira desemboca diretamente no latão. 

Cartum é um gênero jornalístico considerado opinativo ou analítico que critica, satiriza e expõe situações por meio do grafismo e humor. Abrange, hoje, praticamente todos os veículos de difusão da informação gráfica: jornais, revistas e a internet.

a) Diante dessa imagem é possível descrever alguns fatores que contribuem para a falta de água potável. Escreva alguns deles em seu caderno.

b) O que você e sua família fazem para economizar água? Escreva no seu caderno a resposta bem caprichada, lembrando de usar letra maiúscula e a pontuação necessária para que seu texto fique legível!

                                                                                                                   Bons estudos!


Proponentes – Professores:Silvia Rodrigues Rosa
Instituição Educacional:Escola Municipal João Vieira da Paixão
CRE: Jarbas Jayme

EAJAEAJA
EAJA –
Série:
5ª Série
Componente Curricular:Língua Portuguesa
EAJA:
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJALP0401) Ler anedotas, piadas, cartuns, histórias em quadrinhos e tirinhas.
(EAJALP0518) Apontar a ideia central e demonstrar compreensão global do texto lido.
(EAJALP0418) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EAJALP0417) Reconhecer a função social de textos em diferentes campos da vida