Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
Blocos econômicos
Durante o século XX o mundo passava por intensas transformações. Após as duas grandes guerras, vivenciamos a Guerra Fria e os adventos da globalização. Por sua vez, a globalização e os avanços tecnológicos, possibilitaram que as pessoas, mercadorias e informações circulassem pelo mundo como nunca houve, garantindo maior interação e integração do globo.
Nesse contexto, surgem os blocos econômicos que são associações entre países que buscam a integração econômica e comercial através de acordos que promovem a cooperação mútua, além do desenvolvimento social e político dos seus membros. Os blocos têm por objeto aumentar a competitividade entre as nações, promover o crescimento econômico e facilitar o comércio internacional. Como são acordos, cada bloco econômico vai determinar, de acordo com seus membros, suas regras e nível de integração econômica.
Considerando a integração econômica entre os membros, podemos dividir os blocos econômicos em Área de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum e União Política e Monetária.
Na Área de Livre Comércio, os países membros eliminam ou reduzem significativamente a barreira alfandegária, ou seja, as tarifas e outras barreiras comerciais entre si, mas mantêm suas próprias políticas comerciais em relação a países não membros. Um exemplo é o Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA), que substituiu o NAFTA.
A União Aduaneira é caracterizada pela eliminação das barreiras alfandegárias, nesse modelo de bloco os membros adotam uma política comercial comum em relação a países não membros. A Tarifa Externa Comum (TEC), tem a função de taxar os produtos vindos de outros países fora do bloco, assim o comércio entre os países membros torna- se mais vantajoso, em alguns casos, do que estabelecer relações econômicas com outras nações. O Mercosul (Mercado Comum do Sul) é um exemplo de união aduaneira.
O Mercado Comum vai além da união aduaneira, permitindo a livre circulação de bens, serviços, capital e pessoas entre os países membros. A União Europeia (UE) é um exemplo clássico de mercado comum.
A União Política e Monetária é o nível mais avançado de integração econômica, onde os países não só têm um mercado comum, mas também adotam políticas econômicas e monetárias comuns, podendo compartilhar uma moeda única. A União Europeia é um exemplo de União Política e Monetária.
QUESTÃO 01
Observe o mapa e aponte quais são os blocos econômicos presentes no continente americano.
QUESTÃO 02
O Mercosul é um exemplo de bloco econômico que visa a integração entre seus países membros. A Tarifa Externa Comum (TEC), praticada pelo bloco, tem a função de taxar os produtos vindos de países que não são membros, assim o comércio entre os países membros torna- se mais vantajoso, em alguns casos, do que estabelecer relações econômicas com outras nações. Esse modelo de bloco econômico é conhecido como
(A) Área de Livre Comércio
(B) União Monetária
(C) União Aduaneira
(D) Mercado Comum
QUESTÃO 03
O Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA), criou um bloco econômico com características de área de livre comércio entre essas nações. Sabendo disso, descreva quais diferenças existem entre área de livre comércio e união aduaneira.
QUESTÃO 04
O nível mais avançado de integração entre nações é conhecido como União Política e Monetária. Nesse bloco econômico os países adotam políticas econômicas e monetárias comuns e moeda única. Além de garantir a livre circulação de pessoas, mercadorias, bens, capital e serviços entre os membros do bloco. Atualmente temos apenas um bloco com essa integração, a
(A) Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA)
(B) União Europeia
(C) Sistema de Integração Centro- americana
(D) Mercado Comum do Sul
Componente Curricular | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAGE0605) Analisar as características dos principais blocos e grupos econômicos mundiais na atualidade |
Referências | ALMEIDA, P. R. D. O Brasil e os blocos regionais: soberania e interdependência. Disponível em:<www.scielo.br/j/spp/a/tLYJ4kFgLBK943BFNCXQ95P/#>. Acesso em: 20, mai. 2024. MACHADO, M. W; MATSUSHITA, T. L. Globalização e Blocos Econômicos. Disponível em:<https://revistas.pucsp.br/DIGE/article/viewFile/42353/28124>. Acesso em: 20, mai. 2024. |