Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Ciclo da água
Sabemos que a água é um recurso indispensável para manutenção da vida, sua importância nem sempre recebe a atenção devida. Atualmente, uma parcela significativa desse recurso, disponível para uso humano, encontra- se poluído ou sobre algum risco em decorrência das atividades antrópicas. O ciclo da água mantêm o equilíbrio hídrico do planeta, sendo importante para manutenção da vida na Terra.
Também conhecido como ciclo hidrológico, o ciclo da água, é compreendido pela circulação da água entre seus diversos estados físicos na atmosfera e pela superfície terrestre. Na Terra encontramos águas em estado líquido, sólido e gasoso, o ciclo da água ocorrem em quatro etapas: evaporação, condensação, precipitação, infiltração e escoamento.
A evaporação é o ponto de partida do ciclo. A água dos oceanos, rios e lagos é aquecida pela energia solar e se transforma em vapor. Esse vapor sobe para a atmosfera, carregando umidade.
Além da evaporação, as plantas também contribuem para o ciclo da água por meio da transpiração, o que chamamos de evapotranspiração. Elas liberam vapor d’água durante a fotossíntese, que também é transportado para a atmosfera.
À medida que o vapor d’água sobe, a temperatura diminui. O vapor esfria e se transforma novamente em pequenas gotículas de água, formando as nuvens. Esse processo é conhecido como condensação.
A precipitação ocorre quando a água nas nuvens voltam para à superfície terrestre como chuva, neve ou granizo. Esse processo redistribui a água no planeta, sendo nos cursos d’água ou nos reservatórios subterrâneos.
Parte da água que cai sobre a terra infiltra no solo, recarregando o nível freático e os aquíferos. Outra parte da água escorre sobre a superfície terrestre, abastecendo rios, lagos e oceanos. A água que escoa pela superfície terrestre, abastece os rios e acaba voltando para os oceanos, completando o ciclo. O processo reinicia com a evaporação da água armazenada nos rios e oceanos.
O ciclo hidrológico é fundamental para a distribuição da água, para o controle climático e a regulação de ecossistemas. Ele permite que a água circule de forma constante, garantindo a renovação dos recursos hídricos e sustentando a vida na Terra.
QUESTÃO 01
O processo inicial do ciclo da água, no qual a água dos oceanos, rios e lagos é aquecida pela energia do sol e transformada em vapor, é conhecido por
(A) precipitação.
(B) condensação.
(C) evaporação.
(D) infiltração.
QUESTÃO 2
Observe a imagem e escreva as etapas do ciclo hidrológico.
QUESTÃO 3
A precipitação é uma das etapas do ciclo hidrológico, a precipitação ocorre quando
(A) o vapor de água sobe e se transforma em pequenas gotículas de água.
(B) a água armazenada nos rios e oceanos evapora para a atmosfera.
(C) a água nas nuvens retorna à superfície terrestre em forma de chuva, neve ou granizo.
(D) a água infiltra no solo e recarrega os aquíferos.
QUESTÃO 4
Descreva o que é o ciclo da água e aponte a sua importância para manutenção da vida na Terra.
Autoria | Ailton Silva |
Formação | Geografia |
Componente Curricular | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAGE0521) Compreender qual o papel da água na sociedade moderna e como ela está presente no cotidiano. |
Referências | BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Ciclo Hidrológico. Disponível em:<https://antigo.mma.gov.br/component/k2/item/420-ciclo-hidrol%C3%B3gico.html>. Acesso em: 21, out. 24. BOUROTTE, C. L. M. Água e Ciclo hidrológico. Disponível em:<https://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=399>. Acesso em: 21,out. 24. |