Olá! Alfabeto em inglês (alphabet) deve ser um dos primeiros assuntos a ser estudado na língua inglesa. Aprender o alfabeto em inglês é muito importante, pois as siglas e letras são utilizadas com frequência no inglês, assim como no português.
Atividade 1
O alfabeto em inglês possui a mesma quantidade da língua portuguesa, 26 letras.
O inglês arcaico foi trazido da ilha que hoje é conhecida como Inglaterra, e é originalmente escrito do alfabeto anglo-saxão. Muito desse alfabeto se perdeu e atualmente há pouco registro dessa escrita, mas que são apenas fragmentos ou curtas frases. O alfabeto anglo-saxão foi escrito primeiro na versão do alfabeto das runas e tinha 33 letras.
Os missionários cristãos mudaram a escrita e introduziram o alfabeto latino, a partir do século VII, conhecido como alfabeto romano. Mesmo com as mudanças dos missionários, o anglo-saxão continuou existindo em paralelo com o latino por anos.
Apenas em 1011, o inglês arcaico foi ordenado e classificado em 24 letras:
ABCDEFGHIKLMNOPQRSTVX&
Entretanto, observe que as letras “J, U e W” ainda não estavam presentes. Somente no século XVI, “J e U” foram adicionados. Enquanto que o “W” que era representado por dois “U“, se tornou uma letra independente. Não é à toa que sua pronúncia é “double u”, no português, “u em dobro”.
O símbolo “&” também saiu do alfabeto em inglês arcaico. Era uma letra que significa “and”, no português “e“. Por isso que é comum ver o símbolo -& presente em algumas frases como sentido de adição.
Depois dessas várias mudanças, o alfabeto em inglês se consagrou com 26 letras. É ensinada até os dias atuais.
Pense e responda no seu caderno:
Qual letra do alfabeto em inglês tem a pronúncia “Kei”?
Treine a pronúncia das demais letras observando a figura do início desta atividade.
Proponentes – Professores: | Ana Agda de Oliveira SantosSilvia Rodrigues Rosa |
Instituição Educacional: | Escola Municipal João Vieira da Paixão |
CRE: | Jarbas Jayme |
EAJA –Série: | 5ª Série |
Componente Curricular: | Inglês |
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJALI0501) Reconhecer e usar os cumprimentos e as expressões formais e informais no cotidiano, relacionando a linguagem verbal à linguagem não verbal.(EAJALI0503) Interagir com diferentes pares e em eventos comunicativos diversos. |
Temática | Conhecendo a língua inglesa |