Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 02/11, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?
Oi, pessoal! Tudo bem com vocês?
Quando eu era criança, na minha família, tinha que ser tudo bem dividido, em partes iguaizinhas.
Doces, mesadas e tudo mais, senão era encrenca na certa!
E isso me faz lembrar do nosso tema de hoje: a fração.
Você sabe o que é uma fração?
Fração é a representação de uma divisão em partes iguais, ou seja, é a representação de uma parte de algo inteiro.
Você deve estar pensando: Que “inteiro”?
Inteiro é o todo, o que vai ser dividido.
Pensem em uma maçã inteirinha ainda, sem ser partida.
Nesse caso, ela é o inteiro. O total que pode ser dividido em partes.
O traço representa a divisão, o número de baixo é chamado de…?
Isso mesmo, denominador! Ele representa quantas partes foi dividido o inteiro.
O número de cima se chama numerador, mas você se lembra o que ele representa?
Representa a quantidade de partes iguais que foi dividido o inteiro e quais partes foram consideradas, as que foram usadas, ou comidas.
As frações também são utilizadas para representar porcentagens e números decimais.
O mais importante é entender que na divisão do todo, as partes devem ser iguais.
Agora, veremos uma história com um personagem do folclore brasileiro que apronta muito!
O nome dele é Pedro Malasartes!
Ah, como foi bom estar com vocês hoje!
Antes de terminarmos, vou deixar alguns desafios que envolvem frações!
Vocês podem:
Fazer um levantamento, em uma lista escrita, de onde encontramos frações em nosso dia a dia.
E desenhar 3 figuras em uma folha, para representar algumas frações.
Depois é só dividi-las em partes iguais e escolher quais pintar. Aí você escreve, ao lado das figuras, as frações em números!
COMPONENTE | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
Matemática | (EAJAMA0311) Reconhecer a utilização de números racionais (razão entre dois números inteiros), na forma fracionária e/ou decimal, como unidades de medida menores do que uma unidade. (EAJAMA0312) Ler e escrever números racionais, representados na forma fracionária e/ou decimal. (EAJAMA0313) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas com números racionais, utilizando as várias representações. |
EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo – 3ª série
Assista o vídeo abaixo e tenha acesso ao conteúdo completo dessa atividade: