You are currently viewing FRAÇÃO

FRAÇÃO

Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 02/11, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?


Oi, pessoal! Tudo bem com vocês?

Quando eu era criança, na minha família, tinha que ser tudo bem dividido, em partes iguaizinhas.

Doces, mesadas e tudo mais, senão era encrenca na certa!

E isso me faz lembrar do nosso tema de hoje: a fração.

Você sabe o que é uma fração?

Fração é a representação de uma divisão em partes iguais, ou seja, é a representação de uma parte de algo inteiro.

Você deve estar pensando: Que “inteiro”?

Inteiro é o todo, o que vai ser dividido.

Pensem em uma maçã inteirinha ainda, sem ser partida. 

Nesse caso, ela é o inteiro. O total que pode ser dividido em partes.

O traço representa a divisão, o número de baixo é chamado de…? 

Isso mesmo, denominador! Ele representa quantas partes foi dividido o inteiro.

O número de cima se chama numerador, mas você se lembra o que ele representa?

Representa a quantidade de partes iguais que foi dividido o inteiro e quais partes foram consideradas, as que foram usadas, ou comidas.

As frações também são utilizadas para representar porcentagens e números decimais.

O mais importante é entender que na divisão do todo, as partes devem ser iguais.


Agora, veremos uma história com um personagem do folclore brasileiro que apronta muito!

O nome dele é Pedro Malasartes!


“Causos de Pedro Malasartes – A panela mágica” – Canal; Sala de Leitura SME Carioca – Link: https://www.youtube.com/watch?v=iJaM8nMSf2E

Ah, como foi bom estar com vocês hoje!

Antes de terminarmos, vou deixar alguns desafios que envolvem frações!

Vocês podem:

Fazer um levantamento, em uma lista escrita, de onde encontramos frações em nosso dia a dia.

E desenhar 3 figuras em uma folha, para representar algumas frações.

Depois é só dividi-las em partes iguais e escolher quais pintar. Aí você escreve, ao lado das figuras, as frações em números!


COMPONENTEOBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Matemática(EAJAMA0311) Reconhecer a utilização de números racionais (razão entre dois números inteiros), na forma fracionária e/ou decimal, como unidades de medida menores do que uma unidade.
(EAJAMA0312) Ler e escrever números racionais, representados na forma fracionária e/ou decimal.
(EAJAMA0313) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas com números racionais, utilizando as várias representações.

EAJA –  Educação Financeira e Empreendedorismo – 3ª série

Assista o vídeo abaixo e tenha acesso ao conteúdo completo dessa atividade:



https://player.vimeo.com/external/426756043.hd.mp4?s=7527db3470c76894b8bfec199adeedf4bccf0eb3&profile_id=175