Você já reparou o quanto utilizamos energia elétrica no nosso dia a dia? Sem a eletricidade muitos dos equipamentos e tecnologias que permitem conforto em nosso cotidiano como a geladeira, chuveiro e a internet, por exemplo, não existiriam. Então, chegou a hora de aprender mais sobre formas de energia e o caminho da energia elétrica até a sua casa.
Atividade 1
Leia os textos e assista o vídeo dos links abaixo:
“Formas de energia”, disponível no site da Empresa de Pesquisa Energética:
http://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/formas-de-energia
“Energia Elétrica”, disponível no site Empresa de Pesquisa Energética:
http://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/infograficos
Assunto interessante, não?! Agora exercite o que aprendeu respondendo em seu caderno. Obs.: Caso tenha dúvidas acesse o saiba mais
a) A energia elétrica é o único tipo de energia? Cite outros tipos de energia presentes no seu dia a dia.
b) Afinal, a energia elétrica é produzida a partir de quê? Elabore um pequeno parágrafo sobre isso.
c) Como a energia elétrica chega até a sua casa?
d) Para você, a energia elétrica traz algum prejuízo ambiental?
Atividade 2
Você já conheceu as diferentes formas de produção e conversão da energia e que a energia elétrica é produzida/convertida em lugares chamados usinas. Como funcionam estes lugares? Existem diferentes tipos de usinas? Para saber mais sobre esse assunto, assista aos vídeos abaixo:
Já que você descobriu como funcionam algumas usinas geradoras de energia, é hora de “praticar”!
Elabore um texto argumentativo, onde você sugere qual tipo de usina estudado seria a mais interessante de ter em Goiás. Não se esqueça: seu texto deverá ter introdução, desenvolvimento e conclusão; e na dúvida, você pode ainda consultar o “Para saber mais”.
Saiba Mais | Referências
“Entenda como a geração de energia elétrica afeta o meio ambiente”, Ciência e Saúde – site G1:
Componente(s) Curricular(res) | Ciências da Natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJACI0701) Identificar e analisar fontes produtoras (renováveis e não renováveis) de energia, discutir os impactos socioambientais de sua produção e investigar os recursos energéticos do Estado de Goiás. (EAJACI0703) Identificar os equipamentos residenciais quanto à transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo). |
Professor | Tiago Lima Vieira |
Instituição Educacional | Escola Municipal Bernardo Élis |
CRE | Brasil Di Ramos Caiado |
EAJA –Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries