Olá, estudante!
Esta aula está vinculada ao programa da TV no dia 02/10, sexta-feira, contemplando o eixo Experiências e Curiosidades. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a programação quando desejar, acessando link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe!
O assunto de hoje é FORMAS! Vamos falar sobre FIGURAS Geométricas!
Primeiro vamos falar das figuras planas.
Figuras planas são aquelas que apresentam comprimento e largura, mas… Não possui profundidade, como:
CÍRCULO, que é bem redondinho;
TRIÂNGULO – figura geométrica com 3 lados.
QUADRADO tem quatro lados, e todos do mesmo tamanho. Qualquer um dos lados do quadrado que você medir, vai ter a mesma medida!
RETÂNGULO tem quatro lados, mas não são todos iguais.
LOSANGO, quando a figura tiver quatro lados, mas esses lados não formam o ângulo retinho como no quadrado, um ângulo de 90° (noventa graus). Atenção para a palavra: não é um LOSÂNGULO, a palavra correta é LOSANGO!
PENTÁGONO é quando a forma tem cinco lados.
HEXÁGONO, quando tem seis lados.
HEPTÁGONO, quando tem sete lados.
OCTÓGONO quando tiver oito lados, como a placa de trânsito PARE!
AS FIGURAS ESPACIAIS, como o nome diz, ocupam um espaço, elas necessitam de um espaço tridimensional para serem construídas. Qualquer figura que precisa de três dimensões para ser construída e definida é chamada de FIGURA ESPACIAL. Como por exemplo:
Na sequência das figuras acima temos:
CUBO – PRISMA – PARALELEPÍPEDO – PIRÂMIDE – CONE – CILINDRO – ESFERA.
Fazendo uma referência em transformar uma figura plana em figura espacial, podemos fazer um ORIGAMI.
Origami é uma arte japonesa de dobrar papeis.
Abaixo tem um vídeo no qual a professora Andresa explica bem como fazer um Origami! Que tal você acompanhar a professora durante o vídeo e fazer o seu?
Se você ainda não sabe o que é um Origami, assista ao vídeo abaixo que nele está toda explicação!
Atividade 1
Acompanhar a professora Andresa na confecção de um Tsuru e realizar um exemplar do origami usando um quadrado com 15 cm de lado, e assim você transforma a figura plana de um quadrado em uma figura espacial de um Tsuru!
EAJA – 1° Segmento – Experiências e Curiosidades
Componentes | Objetos de Conhecimento/ Conteúdos | Habilidades |
Artes | Matrizes estéticas e culturais | Conhecer as distintas matrizes estéticas e culturais, reconhecendo os artistas que contribuem com a produção artística local e regional especificamente e possam produzir, a partir das obras estudadas, desenvolvendo a sua criatividade e expressividade. |
Matemática | Figuras geométricas espaciais: reconhecimento e relações com objetos familiares do mundo físico Figuras geométricas planas: reconhecimento do formato das faces de figuras geométricas: | Reconhecer figuras planas, retângulo, quadrado, triângulo e círculo, presentes em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos em objetos do mundo físico, casa, caixa, bola, e materiais manipuláveis, blocos lógicos. |
Geografia | Costumes, tradições e hábitos de diferentes grupos. | – Identificar, comparar e relatar costumes, tradições e hábitos de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive. -Entender e respeitar a diversidade sociocultural da comunidade. |
Referência:
Sites: www.mundoeducacao.uol.com.br; https://brasilescola.uol.com.br