O assunto de hoje é FORMAS! Vamos falar sobre FIGURAS Geométricas!
Primeiro vamos falar das figuras planas.
Figuras planas são aquelas que apresentam comprimento e largura, mas… Não possui profundidade, como:
CÍRCULO, que é bem redondinho.
TRIÂNGULO – figura geométrica com 3 lados.
QUADRADO tem quatro lados, e todos do mesmo tamanho. Qualquer um dos lados do quadrado que você medir, vai ter a mesma medida!
RETÂNGULO tem quatro lados, mas não são todos iguais.
LOSANGO, quando a figura tiver quatro lados, mas esses lados não formam o ângulo retinho como no quadrado, um ângulo de 90° (noventa graus). Atenção para a palavra: não é um LOSÂNGULO, a palavra correta é LOSANGO!
PENTÁGONO é quando a forma tem cinco lados.
HEXÁGONO, quando tem seis lados.
HEPTÁGONO, quando tem sete lados.
OCTÓGONO quando tiver oito lados, como a placa de trânsito PARE!
AS FIGURAS ESPACIAIS, como o nome diz, ocupam um espaço, elas necessitam de um espaço tridimensional para serem construídas. Qualquer figura que precisa de três dimensões para ser construída e definida é chamada de FIGURA ESPACIAL. Como por exemplo:
As imagens acima estão na sequência:
CUBO – PRISMA – PARALELEPÍPEDO – PIRÂMIDE – CONE – CILINDRO – ESFERE.
Fazendo uma referência em transformar uma figura plana em figura espacial, podemos fazer um ORIGAMI.
Origami é uma arte japonesa de dobrar papeis.
Abaixo tem um vídeo no qual a professora Andresa explica bem como fazer um Origami! Que tal você acompanhar a professora durante o vídeo e fazer o seu?
Se você ainda não sabe o que é um Origami, assista ao vídeo que nele está toda explicação!
Atividade 1
Acompanhe a professora Andresa na confecção de um Tsuru e realize um exemplar do origami usando um quadrado com 15 cm de lado, e assim você transforma a figura plana de um quadrado em uma figura espacial de um Tsuru!
Componentes | Habilidades |
Artes | (EAJAAR0107) Conhecer, identificar, vivenciar e valorizar as distintas matrizes estéticas e culturais com suas diferentes concepções, presentes nas manifestações artísticas e refletir sobre a diversidade das identidades culturais, locais e regionais. |
Matemática | (EAJAMA0126) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos em objetos do mundo físico. |
EAJA – 1º Segmento – 1ª Série – Experiência e Curiosidade – Adaptado