You are currently viewing Feijoada brasileira

Feijoada brasileira

A feijoada é um dos pratos típicos mais conhecidos e populares da culinária brasileira. Composta basicamente por feijão preto, diversas partes do porco, linguiça, farinha e o acompanhamento de verduras e legumes, ela é comumente apontada como uma criação culinária dos africanos escravizados que foram trazidos para o Brasil.

Será que esse fato é verdade? Vamos descobrir?


ATIVIDADE 1

Leia o texto a seguir, clique na imagem.

A Origem

No mundo da gastronomia existem várias hipóteses sobre o surgimento da feijoada. Uma das mais famosas diz que a feijoada que conhecemos teve sua origem no século XIX e já se tornou símbolo nacional na mesma época. Uma outra hipótese diz que o prato foi criado nas senzalas, pelos escravos, usando restos de comida dos nobres portugueses.

O que podemos dizer com certeza é que a feijoada é uma variação de um prato bem antigo típico europeu, que tem como base a mistura de tipos diferentes de carne, com legumes e verduras, e varia de região em região. O “Cassoulet” na França, o tradicional cozido em Portugal, o “Casoeula” na Itália e o “Puchero” na Espanha são alguns exemplos dessa mistura.

Os portugueses foram os responsáveis por trazer ao Brasil a técnica e a combinação do cozido com carnes, que com o passar do tempo e evolução dos costumes, teve o nosso feijão acrescentado.

Falando especificamente desse último ingrediente, o feijão preto é de origem sul-americana e era parte da dieta dos índios nativos. Antes da chegada dos portugueses ao Brasil, já se conhecia na Europa diversas variedades de feijão, e era comum usá-lo no preparo de alguns pratos, como “Cassoulet” com o feijão branco.

Resumindo: a feijoada não é essencialmente brasileira, e sim uma adaptação e “tupiniquinzação” da gastronomia européia.

Os acompanhamentos como arroz, farofa, couve, laranja e torresmo foram sendo acrescentados ao prato com o passar do tempo.


ATIVIDADE 2

Após a leitura do texto, chame seus familiares para conversar.

Pergunte se eles sabem a origem da feijoada. Caso não saibam, conte para eles.

Descubra qual a feijoada que eles mais gostaram e onde foi que eles comeram.


 ATIVIDADE 3

Escreva no seu caderno a receita de uma boa e deliciosa feijoada.



Fonte: PINTO, Tales dos Santos. “História da feijoada”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia/historia-feijoada.htm. Acesso em 19 de abril de 2020.

Saiba mais: Chefsblog: http://blog.chefsclub.com.br/origem-da-feijoada/


EAJA – 1° Segmento – 3ª e 4ª Séries – Experiências e Curiosidades