Fake News – Certamente você já ouviu essa expressão, quem sabe até já tenha recebido alguma e talvez até já tenha repassado pra alguém. Mas, você sabe o que é fake news? Antes de começar, convidamos você para pensar um pouco e responder a essa pergunta: o que é fake news? Pode escrever ou ficar com a resposta só em sua cabeça. Vamos ver se os vídeos confirmam a sua definição ou se eles vão fazer você repensá-la? A história tem dessas coisas, ela nos faz olhar de um modo diferente aquilo que estamos acostumados a ver todo dia.
Atividade 1
Nessa atividade, você vai assistir a um vídeo em que o professor da Universidade Federal de Ouro Preto, Luiz Estevam de Oliveira Fernandes, fala sobre fake news. O importante é você observar a resposta que ele dá a essas duas perguntas: “O que é fake news?” e “Como a história pode nos ajudar a lidar com as fake news?”
E aí, gostou do vídeo? A resposta que ele deu para a pergunta “o que é fake news?” coincidiu com a sua? Trouxe algumelemento novo para você a respeito desse tema?
Atividade 2
O Jornal da Cultura, da TV Cultura, utilizacomentadores em sua bancada para comentar as notícias. Nesta atividade, você vai assistir a um vídeo em que os comentadores falam das fake newsno cenário político atual. Veja que o historiador Leandro Karnal reforça algumas coisas ditas no vídeo anterior.
E aí, viu como o que foi dito na atividade anterior vai sendo reforçado nesta? Reparou que o historiador Leandro Karnal aponta outros elementos para a gente pensar sobre fake news?
Atividade 3
E para encerrar, veja o vídeo do cientista social, Luis Mauro Sá Martino, professor da faculdade Cásper Líbero. Veja que ele sintetiza o que os outros disseram.
Gostou dos vídeos? Você é do tipo que põe em dúvida suas próprias crenças ou do tipo que sempre acha que está certo? Você se preocupa em saber de onde vêm as informações que recebe? Já se atentou para o fato de que normalmente quando alguém dissemina informações falsas faz isso em benefício próprio? São aspectos importantes para lidar com as fake news.
Lembra da pergunta inicial? “O que é fake news?” E aí, sua resposta ficou diferente? Ou continua a mesma? O desafio agora para você é respondê-la novamente.
Sempre depois de estudar sobre qualquer assunto, gosto de ficar observando as pessoas à minha volta, falar sobre aquilo que estudei, perguntar para elas e ouvir o que têm a falar sobre aquilo. É muito bom comparar o que a gente estuda nos livros ou nos vídeos com o que as pessoas dizem no dia a dia. Que tal você experimentar isso? Observe as pessoas falando sobre fake news, pergunte para elas “o que é fake news?” e compare as respostas delas com as que você ouviu nos vídeos. É muito bom, acredite!
Saiba mais / Referências
Fake news –na história e hoje: pasquinada
Componente(s) curricular(es) | História |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJAHI0887) Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação. |
Professor | Anísio José Pereira Filho |
Instituição Educacional | E. M. Alonso Dias Pinheiro e E. M. Agripina Teixeira Magalhães |
CRE | Maria Helena Bretas |
EAJA –Ética e Cidadania – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries