You are currently viewing Explorando a Covid-19 e o comportamento das sociedades

Explorando a Covid-19 e o comportamento das sociedades

Hello!!! Hoje, vocês alunos vão conhecer um pouco mais sobre a COVID-19 (corona vírus) com suas características principais, o modo de reprodução dos vírus, sua evolução e pontos principais sobre a transmissão de doenças, sintomas e prevenção. Também abordaremos a importância da vacinação no combate a doenças.


Atividade 1

Você aluno conhecerá um pouco mais sobre a doença que chama CoVID-19, sigla que vem da expressão em Inglês – Corona Virus Disease e que recebeu o número porque foi descoberta em dezembro de 2019.

Você vai aprender algumas expressões idiomáticas estrangeiras, por exemplo:

lockdown, stay of home, home working, home office, etc.


Atividade 2

O que você sabe a respeito dos vírus? Utilize seus conhecimentos e responda as perguntas abaixo:

– O que são vírus?

– Como é a estrutura de um vírus?

– Os vírus são seres vivos?

– Você conhece alguma doença causada por vírus? Quais?

Agora leia o texto abaixo e analise suas respostas.

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/virus-2.htm

Agora que você conhece um pouco mais sobre os vírus e as principais doenças causadas por eles, leia o texto abaixo e reflita sobre a importância das vacinas para evitar e combater doenças.

Disponível em:

https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45875-vacinacao-e-a-maneira-mais-eficaz-para-evitar-doencas


Atividade 3

Anote as palavras em Português para trabalhar depois em Inglês os sintomas, as prevenções e palavras que fazem parte do nosso dia a dia. Assista o vídeo sobre o coronavírus.

“O que é o Coronavírus? | Nerdologia” – Canal: Nerdologia
Link: https://www.youtube.com/watch?v=e-JaQOeFxtI&feature=youtu.be

Atividade 4

Agora faça uma reflexão sobre a importância da prevenção e como evitar a contaminação pelo vírus, e responda em seu caderno:

Como a sociedade absorveu as orientações sobre o uso de mascara e a higiene tanto pessoal quanto física?

Como a pandemia revelou as desigualdades sociais?

Quais as medidas adotadas pelos chefes de estado nos diversos países do mundo?

Quais foram às orientações da OMS diante da Pandemia?

Como será o comportamento no pós pandemia?


Saiba Mais | Referências

SITES:

https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

(Novo coronavírus: causas, sintomas, tratamento e prevenção)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pEhfp2xEQapu4GmDgHd6uPJ7gQAPvgrNGZ8b43AXQFByt7DtVCPyUfHWwqWg/poster-corona-projecao.pdf?utm_source=nova-escola-box&utm_medium=botao&utm_campaign=download-pdf

(Pôster explicativo sobre o novo coronavírus. Publicado por: novaescola.com.br.)

FILME:

Pandemia, 2020, EUA – 6 episódios de 50 min. Disponível em: Netflix.

(Série documental de seis episódios retrata o trabalho de médicos e cientistas contra um vírus. Discute sobre o movimento antivacina e suas consequências).


Componentes CurricularesLíngua Inglesa / Geografia / Ciências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJALI0704) Ampliar o vocabulário para a compreensão e/ou utilização em textos orais. (EAJALI0705) Realizar pequenas apresentações orais acerca dos aspectos relevantes do texto informativo. (EAJALI0706) Compreender os recursos e o vocabulário do texto informativo (EAJACI0617) Reconhecer a eficácia da vacinação na saúde pública e seu papel histórico na manutenção da saúde individual e coletiva, e na erradicação de doenças. (EAJAGE0708) Analisar as diferentes regionalizações mundiais em diferentes contextos históricos na perspectiva do desenvolvimento e do crescimento econômico.
ProfessoraDayce Kelly Silva
Instituição EducacionalEM Alice Coutinho / João Clarimundo
CRECentral

EAJA –Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries