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História – Ética e cidadania

Olá! Seja bem-vindo! Na aula de hoje você vai refletir sobre a passagem do regime monárquico para a o sistema republicano, analisando a ação dos atores individuais e coletivos envolvidos no processo. Vamos lá?!

Atividade 1

Leia o texto atentamente, depois responda as atividades no seu caderno:

O A Proclamação da República, celebrada neste 15 de novembro, foi um movimento alheio à participação popular, sem envolvimento social e articulado por alguns setores da elite brasileira, tais como grandes comerciantes e fazendeiros, em conjunto com os militares. Por isso, muito autores costumam caracterizar a proclamação da república como um golpe, isto é, uma tomada de poder a força por grupos sociais com poder econômico, sem envolver a participação popular.

Para o escritor Lima Barreto, que vivenciou os primeiros anos da república, a instituição desta pouco melhorou a vida dos brasileiros. A influência política, a corrupção, a desigualdade social, o racismo, enfim, todos os males que existiam no regime imperial, continuaram a existir na república.  

De fato, apesar da mudança da forma política, isto é, agora no lugar do imperador, dos barões, dos condes, o poder político estava nas mãos dos presidentes, dos senadores, dos governadores, dos partidos políticos. E, o poder econômico, que é mais importante, continuava nas mãos de uma pequena elite, composta principalmente por grandes fazendeiros que plantavam produtos para a exportação, principalmente o café, cultura dominante no oeste paulista. 

A mudança política então, foi mais uma mudança de forma, do modo como o Estado brasileiro seria administrado, uma espécie de reforma administrativa. A estrutura econômica-social, no entanto, permaneceu praticamente intocável: uma pequena elite detentora dos meios de produção (as terras e as fábricas que surgiam), uma classe média urbana em ascensão e a imensa maioria da população que, sem ter posses significativas, sobreviviam vendendo sua força de trabalho a um preço ordinário. Enfim, a desigualdade social herdada da escravidão continuou a existir e a se reproduzir na república. 

Atividade 2

  1. Por que você acha que a Proclamação da República não mudou a situação das classes pobres no Brasil?
  2. Existem alguns movimentos políticos atuais que defendem a volta da monarquia como um caminho para o desenvolvimento do Brasil. Você acha que essa é uma solução? Justifique?

Em 2016, a então presidente Dilma Rousseff foi tirada do poder por um processo de impeachment. Porém, muitas pessoas consideram que ela foi vítima de um golpe. Pelo que lemos nessa aula, poderíamos afirmar que houve esse golpe contra Dilma? Por quê?           


Proponentes – Professores:Renato Regis
Instituição Educacional:Escola Municipal Joaquim Câmara Filho
CRE: Jarbas Jayme

EAJA –Série: 8ª Série
Componente Curricular:História                                                 
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAHI0801) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos que levaram à crise do Império e à emergência da República no Brasil.