You are currently viewing ARTE – Estudo da Arte e de produções artísticas em diferentes contextos.

ARTE – Estudo da Arte e de produções artísticas em diferentes contextos.

Olá, estudante! Esta videoaula de Arte – Artes Visuais foi veiculada na TV no dia 14/05/2021 (Sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

A importância do estudo da Arte e do estudo e da percepção das produções artísticas e culturais que acontecem em diferentes tempos e contextos socioculturais.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Arte e produções artísticas em diferentes contextos.

ARTE | 6ª SÉRIE | Eaja | PROF.: EURIM PABLO

É através da Arte que a pessoa pode e consegue se expressar, expor seus sentimentos e ideias, ampliar sua relação com o mundo ao seu redor. As Artes Visuais e o conhecimento da imagem que aqui chamo de leitura de imagem são de grande importância na formação geral da pessoa, se tornam fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e perceptivo da pessoa, contribuindo para a formação e o desenvolvimento humano na sua integralidade.

Além dos aspectos científicos e sensíveis, a Arte também inclui como objeto de estudo as produções artísticas e culturais que acontecem em diferentes tempos e contextos socioculturais, levando você, educando, a se reconhecer e ter o sentimento de pertencimento a estes contextos.

E a nossa aula de hoje está baseada no estudo de produções artísticas em diferentes contextos.

E para o contexto goiano trago uma rápida visita a um dos mais visitados museus do estado de Goiás. Que projetou o estado de Goiás para o mundo. O Museu Casa de Cora Coralina.

D:\Usuário_SSD\DELL\Documents\SME 2021\NEC 2021\Imagens\Cora Coralina Eurim.jpeg
Imagem autoral Eurim Pablo / Técnica: Aquarela

Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas se transforma, por sua vida e genialidade, em Cora Coralina, a poetisa de Goiás. Ela cria e assume o pseudônimo Cora Coralina aos 14 anos de idade então a Ana ou a Aninha, fica esquecida no passado, a menina feia, de pouco cabelo, a bobona da casa. Ela se assume como Cora Coralina que é um nome forte que significa coração vermelho, em homenagem ao rio vermelho que passa ao lado de sua casa na cidade de Goiás.

No vídeo, que iremos assistir, a escritora e poetisa, ela mesma, se apresenta rapidamente em um áudio no início do vídeo de forma bem poética. O vídeo é de 2017 e quem apresenta o vídeo é Marlene Vellasco (Diretora do Museu) e Salma Saddi (Superintendente do IPHAN)

Com vocês o vídeo – Museu Casa de Cora Coralina.

Museu Casa de Cora Coralina,
https://www.youtube.com/watch?v=Qu5nJEKM0h8, Acesso em: 04 março 2021

Preservar a memória de Cora Coralina é preservar a história e a cultura do Estado de Goiás e também a literatura goiana.

Gostaram do passeio na casa de Cora? Foi rápido, eu sei, mas vocês podem fazer uma visita mais detalhada neste museu e em tantos outros, no Brasil e até em outros países.

Basta colocar no navegador da internet de sua preferência as palavras: visita virtual museu rapidamente irá aparecer uma diversidade de museus que oferecem tour virtuais ou passeios virtuais de graça, você pode visitar qualquer um deles sem sair de sua casa. Inclusive conhecer mais sobre o Museu Casa de Cora Coralina.

E nossa atividade de hoje será mais um passeio.

Proponho que coloque em um navegador de sua preferência as palavras: visita virtual museu.  Escolha um museu brasileiro de sua preferência, acesse o site de visita virtual deste museu siga as instruções de navegação indicada no site e faça uma visita bem tranquila, tire um tempo bom para esse passeio, veja as obras, conheça a história do museu, fique à vontade nesta visita. Após o término da visita, quero que escreva um texto informativo com os seguintes dados:

Nome do Museu:

Pequeno histórico do Museu:

Cidade e estado onde este Museu está localizado:

Das obras que você visitou, qual a que te chamou mais a atenção:

Nome da obra:

Autor(a):

Breve descrição desta obra:

Bom passeio virtual pra vocês e até nosso próximo encontro.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

(EAJAAR0601) Reconhecer a importância do estudo das Artes Visuais no âmbito escolar através de conceitos básicos e significações que a linguagem permeia.

(EAJAAR0602) Investigar e analisar criticamente formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em âmbito local, regional, nacional e universal, refletindo sobre suas diferentes representações, exercitando a percepção e a capacidade de simbolizar e valorizando o repertório imagético nos diferentes contextos.