You are currently viewing Geografia – Estrutura da Terra

Geografia – Estrutura da Terra

Vivemos sobre a camada mais superficial do planeta. Nela habita também inúmeras espécies, que vivem na água, no interior e sobre o solo.

As rochas e o solo formadores dessa camada (Crosta) são recursos naturais de grande importância para os seres vivos. É preciso conhecer as características das rochas e do solo, seus processos de formação e as transformações pelas quais esses recursos passam para compreender o impacto de seu uso pelos seres humanos no meio ambiente.


Atividade 1

Acesse o link abaixo, leia o texto: Camadas da Terra, para conhecer mais sobre a estrutura interna de nosso planeta.

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/as-camadas-terra.htm

Represente através de desenho o que aprendeu sobre a estrutura do planeta Terra.


Atividade 2

Por que mesmo com tantas tecnologias ainda há tanto mistério em relação ao que existe abaixo de nossos pés? Vamos procurar a resposta?

Veja os vídeos:

Vídeo: Camadas da Terra

“As Camadas da Terra” – Canal: Praticando Geografia –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=lELwB0lhxXE&feature=youtu.be

Vídeo: Geosfera- Camadas da Terra

“Geosfera – Camadas da Terra – Ciências para crianças” – Canal:
Smile and Learn – Português –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=sd9GcZpXZ7k&feature=youtu.be

É hora de recordar. Vamos ver um filme?

“Ice Age: Continental Drift | Ice Age 4: Scrat Continental Crack Up HD | Fox Family Entertainment – Canal: Fox Family Entertainment
Link: https://www.youtube.com/watch?v=zocutif0cQY

Agora, responda no caderno:

– O que o personagem pode ver durante sua queda rumo ao centro da Terra?

– O que foi possível observar, olhando as camadas, de que a Terra é formada?

– Como ocorreu a chegada do personagem ao núcleo terrestre? É possível identificar as características dessa camada, como o estado físico, o tipo de material do qual é formado? Explique como chegou a essa conclusão.

Para complementar leia o texto:

Texto: Missão quer chegar até o centro da Terra em 2020

https://veja.abril.com.br/ciencia/missao-quer-chegar-ate-o-centro-da-terra-em-2020/


Atividade 3

Até agora em nossos estudos conhecemos mais sobre a Terra, identificamos suas camadas e vimos que vivemos na crosta terrestre, onde usamos o solo para sobreviver, então agora Click no link abaixo, assista ao vídeo e reflita sobre a importância do solo e seu uso adequado, depois realize a atividade!

Click no link abaixo:

A Natureza está Falando | Gilberto Gil é O Solo

“A Natureza está Falando | Gilberto Gil é O Solo” – Canal: Conservação Internacional
Link: https://www.youtube.com/watch?v=NZfHmoroHD0

Em seu caderno, você deverá escrever um texto explicando as consequências do uso incorreto do solo. Retorne ao vídeo para se inspirar e crie seu texto.


Componente(s) Curricular(res)Ciências da Natureza Geografia
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJACI0523) Distinguir e classificar as rochas quanto à sua origem nos diferentes períodos geológicos. (EAJACI0522) Compreender a constituição interna da Terra e identificar as camadas da atmosfera. (EAJAGE0517) Analisar e problematizar as causas e consequências das práticas humanas na dinâmica climática em diferentes níveis de escala.
Professor:Sandra Aparecida de Araújo Terra
Instituição Educacional:Escola Municipal Maria Araújo de Freitas
CRE:Maria Thomé Neto

EAJA –Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries