Vivemos sobre a camada mais superficial do planeta. Nela habita também inúmeras espécies, que vivem na água, no interior e sobre o solo.
As rochas e o solo formadores dessa camada (Crosta) são recursos naturais de grande importância para os seres vivos. É preciso conhecer as características das rochas e do solo, seus processos de formação e as transformações pelas quais esses recursos passam para compreender o impacto de seu uso pelos seres humanos no meio ambiente.
Atividade 1
Acesse o link abaixo, leia o texto: Camadas da Terra, para conhecer mais sobre a estrutura interna de nosso planeta.
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/as-camadas-terra.htm
Represente através de desenho o que aprendeu sobre a estrutura do planeta Terra.
Atividade 2
Por que mesmo com tantas tecnologias ainda há tanto mistério em relação ao que existe abaixo de nossos pés? Vamos procurar a resposta?
Veja os vídeos:
Vídeo: Camadas da Terra
Vídeo: Geosfera- Camadas da Terra
É hora de recordar. Vamos ver um filme?
Agora, responda no caderno:
– O que o personagem pode ver durante sua queda rumo ao centro da Terra?
– O que foi possível observar, olhando as camadas, de que a Terra é formada?
– Como ocorreu a chegada do personagem ao núcleo terrestre? É possível identificar as características dessa camada, como o estado físico, o tipo de material do qual é formado? Explique como chegou a essa conclusão.
Para complementar leia o texto:
Texto: Missão quer chegar até o centro da Terra em 2020
https://veja.abril.com.br/ciencia/missao-quer-chegar-ate-o-centro-da-terra-em-2020/
Atividade 3
Até agora em nossos estudos conhecemos mais sobre a Terra, identificamos suas camadas e vimos que vivemos na crosta terrestre, onde usamos o solo para sobreviver, então agora Click no link abaixo, assista ao vídeo e reflita sobre a importância do solo e seu uso adequado, depois realize a atividade!
Click no link abaixo:
A Natureza está Falando | Gilberto Gil é O Solo
Em seu caderno, você deverá escrever um texto explicando as consequências do uso incorreto do solo. Retorne ao vídeo para se inspirar e crie seu texto.
Componente(s) Curricular(res) | Ciências da Natureza Geografia |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJACI0523) Distinguir e classificar as rochas quanto à sua origem nos diferentes períodos geológicos. (EAJACI0522) Compreender a constituição interna da Terra e identificar as camadas da atmosfera. (EAJAGE0517) Analisar e problematizar as causas e consequências das práticas humanas na dinâmica climática em diferentes níveis de escala. |
Professor: | Sandra Aparecida de Araújo Terra |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Maria Araújo de Freitas |
CRE: | Maria Thomé Neto |
EAJA –Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries