A descoberta da energia elétrica foi um grande salto para o desenvolvimento da sociedade. A energia movimenta a indústria e os meios de transporte, viabiliza as atividades econômicas e domésticas, além de vários outro usos. Mas, ao mesmo tempo, provocou um aumento da exploração dos recursos naturais e da degradação ambiental.
No estudo de hoje, aprenderemos sobre algumas fontes de energia. Vamos lá?
Atividade 1
Acesse o link abaixo e leia o texto sobre as fontes de energia:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm
Atividade 2
Com base no texto:
- Diferencie fontes renováveis de fontes não-renováveis;
- Qual o problema dos uso de combustíveis fósseis como fonte de energia?
- Quais fontes de energia renovável o Brasil poderia utilizar mais?
Atividade 3
Agora, escreva no seu caderno um texto argumentando sobre quais fontes renováveis de energia o Brasil poderia utilizar mais. Não se esqueça de colocar um título para o seu texto.
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências da Natureza | Identificar e analisar fontes produtoras (renováveis e não renováveis) de energia, discutir os impactos socioambientais de sua produção e investigar os recursos energéticos do Estado de Goiás. |
Geografia | Compreender o conceito de agronegócio e de agricultura familiar junto a cadeia produtiva nacional e regional. Analisar os níveis da produção de alimentos no contexto do agronegócio e suas consequências socioambientais. |
Língua Portuguesa | Produzir textos jornalísticos, usando recursos persuasivos – Propaganda. |
EAJA – 2º Segmento – 7ª e 8ª série – Educação Ambiental e Saúde