Você sabia que é muito importante conhecer os concorrentes de um negócio, assim como fazer a análise de seus pontos fortes e fracos? Para a sobrevivência de um empreendimento no atual mercado competitivo é imprescindível também fazer uma pesquisa de mercado para conhecer seus clientes e suas necessidades, os pontos positivos e vulneráveis de seu empreendimento e de seus concorrentes. Vamos aprofundar um pouco mais nesse mundo do empreendedorismo?
Atividade 1
Acesse o link e assista ao vídeo “Como fazer análise da concorrência” do Sebrae. Convide seus familiares para assistir com você e procurem dialogar se vocês já sabiam da importância do empreendedor conhecer as características de seus concorrentes no mercado competitivo.
Atividade 2
O mercado está em contínua evolução, conhecer os seus concorrentes é um fator essencial para o sucesso. Após acessar os links a seguir do Sebrae: “Mercado, como analisar meu concorrente” e “Aprenda como identificar seus concorrentes”, elabore um pequeno texto em seu caderno e exponha a importância de o empreendedor conhecer seu concorrente, os elementos a serem analisados e quais as ferramentas tecnológicas utilizadas para isso.
Link2: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/aprenda-como-identificar-seus-concorrentes,bf8b4cd7eb34f410VgnVCM1000004c00210aRCRD
Atividade 3
Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT. A análise SWOT, ou FOFA, é uma das ferramentas mais populares do marketing. Trata-se de uma avaliação de cenários antes de tirar um projeto do papel, de maneira que ele tenha mais chances de sucesso. Ela costuma ser usada pelas empresas antes de implementar algum projeto de impacto para o negócio.
Abaixo segue um exemplo da Analise SWOT para o MC Donald’s.
A análise SWOT pode ser utilizada para fazer o planejamento estratégico tanto de grandes como pequenas empresas. No geral, a análise SWOT pode elevar a sua empresa para um novo nível. O que não basta, contudo, é ficar na análise superficial. Seja crítico, rigoroso e estrategista. Se necessário, conte com alguém de fora para enxergar as forças e fraquezas, isso pode ser fundamental. Agora, você é um diretor de uma empresa e precisa elaborar um planejamento estratégico. Escolha qualquer empreendimento e monte a sua análise SWOT em seu caderno.
Atividade 4
Pesquisa de mercado são análises de mercado que consiste na coleta e interpretação de dados e informações. Com a pesquisa, você poderá ter maior conhecimento sobre o seu nicho e público-alvo. Com isso, seu negócio poderá ter insights e tomar decisões de negócio mais assertivas. Após acessar o link abaixo: “Pesquisa de mercado: 7 passos para fazer a sua” responda as questões:
Link: https://blog.hotmart.com/pt-br/pesquisa-de-mercado/
a) O que é uma pesquisa de mercado?
b) Para que serve uma pesquisa de mercado?
c) Como fazer uma boa pesquisa de mercado?
d) Enumere os 7 passos para fazer uma pesquisa de mercado.
Componentes | Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0807) Interpretar e resolver situações-problema que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais. (EAJAMA0808) Interpretar e resolver situações-problema que envolvam juros simples e juros compostos, no contexto da educação financeira. (EAJAMA0835) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros. |
EAJA –Educação Financeira e Empreendedorismo – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries