You are currently viewing Matemática – Em tempos de crise, preciso cortar gastos.

Matemática – Em tempos de crise, preciso cortar gastos.

Neste momento de crise, muitas famílias estão enfrentando perda de renda. Mesmo que pareça desesperador, é necessário olhar para a sua situação financeira atual para buscar formas de enfrentar a crise. Nesta atividade você irá ver que algumas alternativas são possíveis e algumas ações são necessárias. Vamos ver como podemos enfrentar a crise?


Atividade 1:

Uma das ações recomendadas pelo Banco Central em momentos de crise é a redução de gastos ou despesas. Você já parou para pensar em seus gastos diários e como você pode fazer para cortar alguns deles? Para decidir sobre isso você deve conhecer os tipos de gastos. Eles podem ser classificados em:

  • Necessários ou essenciais
  • Supérfluos
  • Desperdícios.

Para entender melhor, assista ao vídeo, clicando no link abaixo e descubra a diferença entre supérfluo e essencial e como evitar gastos desnecessários.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=W7z-OTGc-lE

“Educação Financeira BIORC – Aula 4 – Despesas Supérfluas” – Canal: BIORC –
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=W7z-OTGc-lE

Atividade 2:

Conhecendo os tipos de despesas, reproduza no seu caderno esta tabela e faça nas linhas uma lista de seus gastos, de acordo com esta classificação (você pode acrescentar linhas).

NecessáriosSupérfluosDesperdício

Atividade 3:

Agora que você já classificou as suas despesas, que tal achar soluções para diminuí-las? No sítio do Banco Central, há as seguintes recomendações:

  • Desperdício = elimine por completo, para sempre!
  • Supérfluo = reduza ou elimine durante a crise.
  • Necessário = busque alternativas com menor custo.

Diante destas dicas, discuta com sua família o que é possível fazer para reduzir os gastos, especialmente durante esta crise provocada pela Covid-19. Certamente será necessário estabelecer prioridades. Vamos ver um vídeo de uma família que teve que também cortar gastos e estabelecer prioridades no seu dia-a-dia. Este vídeo está disponível no sítio do Banco Central, na série Eu e meu dinheiro: https://www.youtube.com/watch?time_continue=150&v=X1UZuQ8h30o&feature=emb_logo

“O Piano ou a Aninha – Série “Eu e meu dinheiro”” – Canal: Banco Central do Brasil
Fonte: https://www.youtube.com/watch?time_continue=150&v=X1UZuQ8h30o&feature=emb_logo

Atividade 4:

Após assistir ao vídeo com a história O piano ou a Aninha , vamos refletir sobre algumas questões? Para ajudar nestas reflexões, assista a este outro vídeo disponível no link abaixo:
https://www.youtube.com/watchv=zStR67kTLuU&feature=youtu.be

“Já parou pra pensar?” – O Piano ou a Aninha – Série “Eu e meu dinheiro” – Canal: Banco Central do Brasil
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=zStR67kTLuU&feature=youtu.be

A partir destes questionamentos tente responder junto com seus familiares:
a) Você está passando ou já passou por uma situação que teve que cortar gastos?
b) Você consegue ver algum gasto pessoal que considera desnecessário ou algum desperdício que possa ser eliminado desde já? O que pode ser feito para isso?


Atividade 5:

Ainda junto com sua família, faça uma lista das prioridades de gastos neste momento. Anote-as no seu caderno. É muito importante envolver toda a família e traçar planos em comum, de modo que todos sejam responsáveis por cumprir com o que for definido.


Atividade 6:

Organizar sua vida financeira é muito importante, não somente em períodos de crise. A falta de controle sobre o que ganha e o que gasta é uma das principais causas pelas quais as pessoas acabam se perdendo em dívidas. Reflita sobre as seguintes questões:

a) Tenho controle sobre o que ganho e o que gasto?
b) Faço um planejamento que me permite gastar apenas o que ganho? Ou estou gastando mais do que ganho?

c) Estabeleço prioridades para o meu dinheiro?
d) Tenho metas para minha vida financeira?


Atividade 7:

Você fez uma análise da sua vida financeira. Então, que tal começar a se organizar de forma que possa administrar melhor o seu dinheiro, formando hábitos saudáveis de consumo, procurando onde seus gastos podem diminuir? e quem sabe conseguindo fazer uma reserva para os imprevistos? Então se lembre de eliminar por completo os desperdícios, de reduzir os supérfluos e de otimizar a despesa com os produtos necessários. Tenha calma! Para tudo tem uma solução!

Para finalizar, escreva no seu caderno um pequeno texto descrevendo o que aprendeu nesta atividade e como você pode melhorar a sua vida financeira.


ComponentesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
MatemáticaEAJAMA0603) Reconhecer os significados dos números inteiros, como aqueles que indicam falta, diferença, orientação (origem) e deslocamento entre dois pontos.
(EAJAMA0604) Comparar e ordenar números inteiros, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações-problema que envolvam as operações: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.

EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo – 6ª série