Atividade 1
Convido vocês, caros alunos a pesquisar a diferença entre grafite e pichação.
Primeiro leia o texto abaixo:
Grafite e Pichação
Desde os tempos mais primórdios, o homem conhece a importância do desenho para a evolução e o estudo de nossa espécie. É através das pinturas feitas nas cavernas e nos muros mais antigos que os estudiosos podem definir características da vida de nossos antepassados. Hoje em dia, porém, muitas pessoas definem os desenhos ao ar livre como sujeira.
O nome “grafite” tem origem no italiano “graffito”, palavra usada para designar os desenhos de épocas remotas, feitos em paredes. “Graffite”, por sua vez, é o plural de “graffito” e serve para designar os desenhos elaborados ao ar livre em geral.
Ao contrário da pichação, o grafite é baseado em desenhos. Todas as letras e figuras utilizadas nas pinturas são pensadas, elaboradas, desenhadas e coloridas cuidadosamente, para que representem aquilo que o artista quer mostrar.
Algumas pessoas, porém, parecem não perceber a diferença entre os dois estilos de arte. É o caso da Lei 9.605, sancionada em 1998, que criminaliza pichação e grafite. A principal diferença entre os dois estilos de arte é que o grafite é baseado em figuras, enquanto a pichação é baseada em letras.
As duas artes, contudo, têm um contexto social parecido. Elas visam intervir na paisagem urbana, fazendo com que a população reflita sobre o que está sendo representado ali. Apesar de andarem sempre às margens da sociedade, o caminho dessas duas artes se diferenciou nos últimos anos. Enquanto a pichação continua sendo discriminada, o grafite brasileiro ganha cada vez mais espaço, inclusive fora do país, onde nossos artistas são chamados para montarem diversas exposições. Hoje, o grafite brasileiro é considerado um dos melhores do mundo, se não o melhor.
Disponível em: http://www.artistasnarua.com.br/textos/grafite-e-pichacao
Após as leituras e pesquisas é hora de você identificar e diferenciar grafite de pichação escrevendo em seu caderno a diferença das imagens abaixo.
Atividade 2
Que tal você ser o (a) artista? Vamos usar papéis ou até mesmo uma parede disponível em sua casa e crie sua arte. Solte sua imaginação. Use tintas, lápis ou pincéis coloridos. Tenho certeza que você irá arrasar. Depois você pode fotografar e fazer uma bela exposição. Porém converse com um adulto e se precisar, peça ajuda. Vamos lá, mão na massa. Não esqueça de autografar sua obra de arte.
Atividade 3
Depois de pesquisar e conhecer uma pouco dessa bonita arte que é o grafite, escreva em seu caderno um pequeno texto informativo diferenciando grafite de pichação. Ao concluir, tenho certeza que vai descobrir o quanto você aprendeu sobre o assunto e também irá valorizar e se conscientizar sobre a limpeza visual de sua cidade e dizer não a poluição visual.
Componente(s) Curricular(res) | Arte – Artes Visuais |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAAR0809) Identificar e explorar elementos da arte visual propondo experiências que dialoguem com outros sentidos e percepções (táteis, gustativas, auditivas, olfativas), produzindo novos repertórios e significados artísticos. |
Professor: | Silmônia e Leonita |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Bernardo Elis |
CRE: | Brasil di Ramos |
EAJA –Corpo, Expressão e Movimento – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries