Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Virou Esporte
Os primeiros esportes surgiram por volta do ano de 1800 na Inglaterra e tinham como principais características serem práticas competitivas, com regras oficiais, com movimentos técnicos e ações táticas.
Logo, o esporte tornou-se a principal prática corporal do ocidente, a ponto de influenciar a forma como as pessoas praticam outras práticas corporais, esportivizando-as.
Dessa forma, diversas práticas corporais que não surgiram como esporte foram sendo esportivizadas, ou seja, praticadas conforme as características dos esportes. Até que essas práticas se tornaram definitivamente práticas esportivas.
É o que aconteceu com o break dance, a ginástica, o parkour, o skate, o surfe, o judô e o taekwondo, entre diversas outras práticas.
As danças, diferentemente dos esportes, não são originalmente práticas competitivas. Bem diferente disso, as danças surgem como práticas expressivas e com movimentos livres e criativos.
Mas, ao ser esportivizado o break dance deixa de ser uma prática voltada, principalmente, para expressar ideias e sentimentos que protestam contra a violência social e racial, e se torna muito mais movimentos técnicos realizados com a intenção de vencer a competição.
As ginásticas, que também não surgiram como esportes, ou seja, como práticas competitivas, e sim como práticas voltadas para o desenvolvimento do condicionamento físico, da conscientização corporal ou como forma de expressar as possibilidades acrobáticas do corpo, também foram esportivizadas.
Da mesma forma, as práticas de aventura urbanas e na natureza como o parkour, o skate e o surfe, que não surgiram como práticas competitivas, mas sim como forma de vivenciar o estado de “vertigem” através de movimentos de perícia e proeza com o máximo controle dos riscos, foram esportivizados. Tornando-se assim, movimentos técnicos e voltados para a competição em lugar da contemplação e integração com o meio ambiente.
Até mesmo as lutas como o judô e o taekwondo, que não surgiram como forma de competição, mas sim como forma de auto defesa em combates reais e violentos, foram esportivizadas e agora são praticadas como uma prática esportiva.
Questão 1
Os esportes são práticas corporais
(A) antigas, sem competições, com regras flexíveis, com movimentos livres e ações sem coordenação.
(B) da Idade Média, competitivas, sem regras oficiais, com movimentos livres e ações táticas.
(C) pré-históricas, competitivas, com regras oficiais, com movimentos técnicos e ações livres.
(D) modernas, competitivas, com regras oficiais, com os movimentos técnicos e as ações táticas.
Questão 2
A esportivização das outras práticas corporais acontece quando
(A) praticamos cada prática corporal segundo suas características originais.
(B) praticamos esportes segundo as características de outras práticas corporais.
(C) praticamos somente uma única forma de prática corporal, o esporte.
(D) praticamos outras práticas corporais segundo as características do esporte.
Questão 3
Como era a prática da dança break dance antes de se tornar uma prática esportivizada? E o que mudou nessa prática após a esportivização?
Questão 4
Na sua opinião, por que a sociedade esportiviza outras práticas corporais?
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0511) Analisar e problematizar o fenômeno da esportivização das práticas corporais enquanto uma questão econômica, política e social. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 Confederação Brasileira de Judô. https://cbj.com.br/pt/ |