You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – VALSA

EDUCAÇÃO FÍSICA – VALSA

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM ARTE/TEATRO É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Valsa. Autor: Sigismund von Dobschutz. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tanzturnier_59.JPG

VALSA

A VALSA REPRESENTA UMA MANIFESTAÇÃO CULTURAL QUE INTEGRA MÚSICA E DANÇA. EXECUTADA AO SOM DO GÊNERO MUSICAL CORRESPONDENTE, A DANÇA ENVOLVE UM CASAL QUE REALIZA GIROS PELO SALÃO COM ELEGÂNCIA E PRECISÃO.

A ORIGEM DA VALSA REMONTA AO SÉCULO XVI, NAS REGIÕES HOJE CONHECIDAS COMO ÁUSTRIA E ALEMANHA, SENDO DESCRITA COMO UMA DANÇA DESLIZANTE.

DEVIDO AO CONTATO FÍSICO MAIS INTENSO ENTRE OS PARES, ERA VISTA COMO PECAMINOSA PELOS CONSERVADORES DA ÉPOCA. POR ISSO, A VALSA INICIALMENTE FOI CONSIDERADA UMA “DANÇA PROIBIDA”. PORÉM, COM O TEMPO, ELA FOI ASSIMILADA E TRANSFORMADA POR DIVERSOS POVOS, RESULTANDO EM ESTILOS DISTINTOS.

NO BRASIL, A VALSA CHEGOU EM 1808 COM A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA, GANHANDO POPULARIDADE NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX. ATUALMENTE, É TRADICIONALMENTE DANÇADA EM EVENTOS COMO BAILES DE DEBUTANTES, FORMATURAS E CASAMENTOS.

ALÉM DA RICA HISTÓRIA CULTURAL, A PRÁTICA DA VALSA NÃO APENAS RESGATA LEMBRANÇAS E PROPORCIONA LAZER. ELA ESTIMULA A MELHORIA DA APTIDÃO FÍSICA E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS. ADICIONALMENTE, PERMITE A EXPRESSÃO DA CRIATIVIDADE, FACILITA A INTERAÇÃO SOCIAL E CONTRIBUI POSITIVAMENTE PARA A SAÚDE EMOCIONAL.


QUESTÃO 1

A VALSA ORIGINA-SE DE UMA PALAVRA ALEMÃ. SUA TRADUÇÃO CARACTERIZA UM DOS PRINCIPAIS MOVIMENTOS DA DANÇA. ESSE MOVIMENTO É O

( A ) PASSE.

( B ) SALTO.

( C ) DRIBLE.

( D ) GIRO.

QUESTÃO 2

NO INÍCIO DO SÉCULO 19, A VALSA ERA CONSIDERADA UMA DANÇA QUE SIMBOLIZAVA A LIBERDADE, POIS PERMITIA

( A ) COREOGRAFIAS COM MANIFESTAÇÕES POLÍTICAS E SOCIAIS.

( B ) MOVIMENTOS ENTRELAÇADOS ENTRE OS CASAIS DANÇANTES.

( C ) QUE OS CASAIS DANÇANTES FOSSEM PESSOAS HOMOSSEXUAIS.

( D) O USO DE ROUPAS CURTAS PARA AS MULHERES DANÇANTES.

QUESTÃO 3

IDENTIFIQUE AS PALAVRAS QUE REPRESENTAM OS ESTILOS DA VALSA JUNTANDO AS LETRAS QUE CADA NÚMERO REPRESENTA E ESCREVA AO LADO AS RESPOSTAS:

7 + 11 + 13 + 17 + 19 =

1 + 9 + 12 + 18 =

2 + 4 + 6 + 17 =

3 + 5 + 8 + 14 =

10 + 16 + 20 =

QUESTÃO 4

A VALSA ESTÁ PRESENTE EM UMA DAS CENAS MAIS FAMOSAS DO MUSICAL ORIGINAL DA BROADWAY “A BELA E A FERA”. ASSINALE AS ALTERNATIVAS QUE CONTÉM ITENS NECESSÁRIOS PARA SER PLATÉIA DESSE TIPO DE ESPETÁCULO.

( ) TROCAR VÁRIAS VEZES DE LUGAR PARA OBSERVAR O ESPETÁCULO DE VÁRIOS ÂNGULOS.

( ) INTERAÇÃO COM DEMAIS MEMBROS DA PLATÉIA E VAIAR O ESPETÁCULO QUANDO ACHAR NECESSÁRIO.

( ) TIRAR FOTOS E FALAR AO CELULAR DURANTE O ESPETÁCULO PARA COMPARTILHAR EMOÇÕES E EXPERIÊNCIAS QUE ESTÃO SENDO VIVIDAS.

( ) OBSERVAÇÃO, ATENÇÃO E RESPEITO DURANTE TODO ESPETÁCULO.


SAIBA MAIS

PARA SABER UMA CURIOSIDADE SOBRE A DANÇA VALSA, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:

Canal Lélis Filho “CURIOSIDADE SOBRE A DANÇA VALSA”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2uuk4nazd60>. Acesso em: 06 mai 2022.

AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Arte/Teatro
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0121) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças do contexto regional e nacional. 
(EJAAT0119) Compreender as diferentes relações estabelecidas na relação palco/plateia.
Referências MARQUES, Isabel. A. Dançando na escola. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
CARNEIRO, L. M. A experiência do espectador contemporâneo: memória, invenção e narrativa. 2016. Tese (doutorado em Teoria e Prática do Teatro) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.