ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM ARTE/TEATRO É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
VALSA
A VALSA REPRESENTA UMA MANIFESTAÇÃO CULTURAL QUE INTEGRA MÚSICA E DANÇA. EXECUTADA AO SOM DO GÊNERO MUSICAL CORRESPONDENTE, A DANÇA ENVOLVE UM CASAL QUE REALIZA GIROS PELO SALÃO COM ELEGÂNCIA E PRECISÃO.
A ORIGEM DA VALSA REMONTA AO SÉCULO XVI, NAS REGIÕES HOJE CONHECIDAS COMO ÁUSTRIA E ALEMANHA, SENDO DESCRITA COMO UMA DANÇA DESLIZANTE.
DEVIDO AO CONTATO FÍSICO MAIS INTENSO ENTRE OS PARES, ERA VISTA COMO PECAMINOSA PELOS CONSERVADORES DA ÉPOCA. POR ISSO, A VALSA INICIALMENTE FOI CONSIDERADA UMA “DANÇA PROIBIDA”. PORÉM, COM O TEMPO, ELA FOI ASSIMILADA E TRANSFORMADA POR DIVERSOS POVOS, RESULTANDO EM ESTILOS DISTINTOS.
NO BRASIL, A VALSA CHEGOU EM 1808 COM A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA, GANHANDO POPULARIDADE NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX. ATUALMENTE, É TRADICIONALMENTE DANÇADA EM EVENTOS COMO BAILES DE DEBUTANTES, FORMATURAS E CASAMENTOS.
ALÉM DA RICA HISTÓRIA CULTURAL, A PRÁTICA DA VALSA NÃO APENAS RESGATA LEMBRANÇAS E PROPORCIONA LAZER. ELA ESTIMULA A MELHORIA DA APTIDÃO FÍSICA E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS. ADICIONALMENTE, PERMITE A EXPRESSÃO DA CRIATIVIDADE, FACILITA A INTERAÇÃO SOCIAL E CONTRIBUI POSITIVAMENTE PARA A SAÚDE EMOCIONAL.
QUESTÃO 1
A VALSA ORIGINA-SE DE UMA PALAVRA ALEMÃ. SUA TRADUÇÃO CARACTERIZA UM DOS PRINCIPAIS MOVIMENTOS DA DANÇA. ESSE MOVIMENTO É O
( A ) PASSE.
( B ) SALTO.
( C ) DRIBLE.
( D ) GIRO.
QUESTÃO 2
NO INÍCIO DO SÉCULO 19, A VALSA ERA CONSIDERADA UMA DANÇA QUE SIMBOLIZAVA A LIBERDADE, POIS PERMITIA
( A ) COREOGRAFIAS COM MANIFESTAÇÕES POLÍTICAS E SOCIAIS.
( B ) MOVIMENTOS ENTRELAÇADOS ENTRE OS CASAIS DANÇANTES.
( C ) QUE OS CASAIS DANÇANTES FOSSEM PESSOAS HOMOSSEXUAIS.
( D) O USO DE ROUPAS CURTAS PARA AS MULHERES DANÇANTES.
QUESTÃO 3
IDENTIFIQUE AS PALAVRAS QUE REPRESENTAM OS ESTILOS DA VALSA JUNTANDO AS LETRAS QUE CADA NÚMERO REPRESENTA E ESCREVA AO LADO AS RESPOSTAS:
7 + 11 + 13 + 17 + 19 =
1 + 9 + 12 + 18 =
2 + 4 + 6 + 17 =
3 + 5 + 8 + 14 =
10 + 16 + 20 =
QUESTÃO 4
A VALSA ESTÁ PRESENTE EM UMA DAS CENAS MAIS FAMOSAS DO MUSICAL ORIGINAL DA BROADWAY “A BELA E A FERA”. ASSINALE AS ALTERNATIVAS QUE CONTÉM ITENS NECESSÁRIOS PARA SER PLATÉIA DESSE TIPO DE ESPETÁCULO.
( ) TROCAR VÁRIAS VEZES DE LUGAR PARA OBSERVAR O ESPETÁCULO DE VÁRIOS ÂNGULOS.
( ) INTERAÇÃO COM DEMAIS MEMBROS DA PLATÉIA E VAIAR O ESPETÁCULO QUANDO ACHAR NECESSÁRIO.
( ) TIRAR FOTOS E FALAR AO CELULAR DURANTE O ESPETÁCULO PARA COMPARTILHAR EMOÇÕES E EXPERIÊNCIAS QUE ESTÃO SENDO VIVIDAS.
( ) OBSERVAÇÃO, ATENÇÃO E RESPEITO DURANTE TODO ESPETÁCULO.
SAIBA MAIS
PARA SABER UMA CURIOSIDADE SOBRE A DANÇA VALSA, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Arte/Teatro |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0121) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças do contexto regional e nacional. (EJAAT0119) Compreender as diferentes relações estabelecidas na relação palco/plateia. |
Referências | MARQUES, Isabel. A. Dançando na escola. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007. CARNEIRO, L. M. A experiência do espectador contemporâneo: memória, invenção e narrativa. 2016. Tese (doutorado em Teoria e Prática do Teatro) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. |