Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 6ª Série
da Eja.
Na aula de hoje, vamos compreender e relacionar aspectos sociais e políticos com o esporte.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA USO POLÍTICO DO ESPORTE
Na videoaula de hoje, aprendemos que há muitos anos, no período de pleno domínio do Império Romano, adotou-se a política do “pão e circo”, onde literalmente se jogava pães aos espectadores no Coliseu enquanto ocorriam batalhas sangrentas na arena. Estas, eram o circo. Essas ações aparentemente simples e de enorme eficácia, sempre ocorriam quando era necessário aos governantes desviarem a atenção do povo de questões políticas, econômicas e sociais relevantes.
Entendemos que passados milhares de anos, diferentes formas de governo e modos de produção, a política estratégica do pão e circo também faz parte da história do Brasil. Agora sem os leões e gladiadores do Coliseu, mas com um espetáculo que é também uma grande batalha pela vitória sob o olhar de milhões de torcedores, o futebol.
Compreendemos que no nosso país foram vários os momentos na história em que o esporte foi utilizado politicamente, seja promovendo candidatos ou como ferramenta de alienação. Um dos momentos históricos mais marcantes onde nosso governo usou essa prática corporal como espetáculo para alienar a população foi na Copa de 1970, quando a seleção masculina de futebol venceu e conquistou o tricampeonato mundial. O período dessa conquista era de muita repressão e insatisfação no Brasil, devido ao regime militar, mas o presidente da época usou o título como propaganda política do governo, e se apropriou das campanhas nacionalistas para evocar o patriotismo do povo e exaltar a ditadura, ofuscando o cenário violento e tortuoso de sua gestão. Assim o Governo criou o lema “Pra Frente Brasil” e associou o desempenho do Governo à performance da seleção de futebol. O resultado foi a maioria da população maravilhada com os feitos dos atletas, parte nação se sentiu vitoriosa e o Brasil se confirmou como o país do futebol.
ATIVIDADE 1
A Copa de 1970 consagrou o Brasil como o país do futebol. Ao mesmo tempo que a seleção brasileira se tornava inesquecível, onde craques encantava o mundo com grandes jogadas futebolísticas, ela também contribuía para a normalização de um governo repressor brasileiro. Um desses jogadores foi:
Carlos Alberto, em entrevista ao programa Roda Viva, em 1988, disponibilizada no site Brasil na Copa de 1970: A seleção que ‘presenteou’ a ditadura com uma taça | Esportes | EL PAÍS Brasil (elpais.com), declarou:
“Eu servi à seleção brasileira. Naquela época, eu ainda era muito jovem e só queria saber de futebol. Eu não queria saber se tinha ditadura dos militares que estavam no poder. A gente estava jogando futebol profissional, nem se preocupava com essa coisa. A nossa preocupação era estar bem fisicamente, porque, tecnicamente, nós sabíamos que, desde que bem preparados para jogar na altitude mexicana, nós ganharíamos a Copa do Mundo sem pensar em ditadura. O que interessava para nós era nossa carreira, o orgulho profissional de ganhar uma Copa do Mundo. Isso era o que interessava”.
Qual sua opinião sobre o posicionamento dos jogadores da seleção de 70? Você acha que era alienação ou conveniência com o governo ditador? Você acha que política é coisa apenas de político ou que personalidades da mídia, como atletas, devem se posicionar politicamente? Reflita sobre o assunto e escreva em seu caderno suas conclusões. Bom trabalho!
ATIVIDADE 2
O historiador e escritor Luiz Antônio Simas, mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, publicou na Tribuna do Leitor do Jornal da Cidade de Bauru, disponível em: O futebol é “Pão e Circo”? (jcnet.com.br):
“O futebol não deve ser visto simplesmente como “pão e circo”, e sim como um patrimônio cultural de nossa nação capaz de promover o debate político e os sentimentos recíprocos de afeto e pertencimento”.
E você, acha que o futebol e o esporte em geral é uma mera ferramenta de alienação ou também é momento de debate, interação e inclusão social ? Faça novas pesquisas sobre o tema, converse com seus familiares sobre o assunto e aponte episódios esportivos que você acha que o esporte no Brasil e no mundo serviu como pão e circo, e quando foi resistência cultural e política.
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0612) Compreender e relacionar os aspectos sociais, econômicos e políticos com o esporte no contexto atual. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0512) Ler textos biográficos e autobiográficos. |