Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Trilhas
Um caminho estreito e entre a vegetação natural é conhecido como trilha. Tradicionalmente, elas são utilizadas para transporte de mercadorias e passagem de pessoas nas áreas rurais ou de preservação. Mas, nas últimas décadas, são cada vez mais utilizadas como forma de lazer e até competição.
As trilhas fazem parte das práticas corporais de aventura na natureza. Trata-se de um percurso rústico e com obstáculos que têm como objetivo aproximar os praticantes da natureza, entrando em contato com a flora e diversas espécies da fauna local.
A prática de trilhas possuem algumas regras muito importantes, que dizem respeito à preservação do meio ambiente e aos cuidados que devemos ter para garantir nossa integridade física.
Não tocar nas plantas e animais, não levar exemplares de plantas, não jogar objetos pelo caminho, dar a destinação correta ao lixo e resíduos produzidos ao longo do percurso, entre outros cuidados, são exemplos simples das regras que devemos seguir para contribuir com a preservação do meio ambiente ao praticarmos trilhas.
Da mesma forma, devemos ficar atentos aos cuidados que devemos ter com a nossa segurança e integridade física, como utilizar todos os equipamentos de segurança necessários para atravessar algum obstáculo, assim como executar as técnicas corretas. Sempre utilizar o serviço de guias, especialmente em locais de mata fechada, para não ficar desorientado ou perdido. Cuidados com a hidratação, cuidados para evitar insolação, a inanição, a fadiga e as dores musculares.
Como atividade física, a prática de trilha pode trazer vários benefícios para nossa saúde, como fortalecimento do coração e do pulmão, melhora na circulação e diminuição da pressão arterial. Além disso, o contato com a natureza pode nos trazer muitos outros benefícios físicos e emocionais, como o bem estar.
Na escola, as trilhas podem fazer parte dos conteúdos da educação física, podendo ocorrer de forma adaptada dentro da escola ou até mesmo nas ruas do setor. Podem ocorrer como atividades extras classe como passeios pedagógicos.
Questão 1
As trilhas são pequenos caminhos rústicos tradicionalmente utilizados para o transporte de mercadorias ou passagem de pessoas, mas nas últimas décadas as trilhas também se tornaram uma prática corporal de aventura que tem como objetivo
(A) selecionar os que possuem mais habilidades para competições.
(B) danificar o meio ambiente onde são praticadas.
(C) atingir metas de performance e rendimentos.
(D) o lazer e o contato com a natureza.
Questão 2
Através da prática de trilhas podemos
(A) piorar a nossa saúde mental e aumentar o estresse.
(B) melhorar nosso condicionamento físico e bem estar.
(C) apenas melhorar nosso condicionamento físico.
(D) colocar nossa saúde em risco.
Questão 3
Que cuidados devemos ter para preservarmos o meio ambiente e a nossa integridade física durante a prática de trilhas?
Questão 4
Como podemos praticar a modalidade trilhas no ambiente escolar?
Autoria: | Luciano Alves de Oliveira |
Formação: | Educação Física |
Componente curricular: | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAEF0637) Reconhecer e experimentar diferentes práticas corporais de aventura (urbanas/na natureza), valorizando a própria segurança e integridade física (EJAEF0638) Relacionar as práticas corporais de aventura com as questões ambientais, de saúde e lazer |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |