Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Transformações nas Práticas Corporais de Aventura
As práticas corporais de aventura são diversos tipos de atividades que exigem habilidade e perícia dos praticantes para realizar a proeza de superar os obstáculos de um meio ambiente desafiador, procurando sentir a vertigem que a prática proporciona, mas com o máximo controle dos riscos, podendo acontecer na natureza ou no meio ambiente urbano.
Muitas técnicas e equipamentos utilizados para a prática de aventura, como cordas, tipos de nós, técnicas de saltos e aterrissagens etc. Começaram a ser desenvolvidos na pré-história e passaram por muitas transformações até os dias atuais.
No passado essas técnicas eram utilizadas por caçadores, exploradores, militares e diversos tipos de aventureiros. Muitos desses se feriram gravemente e até perderam a vida desenvolvendo as atividades que hoje chamamos de práticas de aventura.
De suas origens até os dias atuais essas atividades passaram por muitas transformações, como:
Nos objetivos: antes voltado para a caça, a exploração e objetivos militares, atualmente as práticas de aventura são voltadas para o lazer, o turismo, ao condicionamento físico e às competições.
Nos equipamentos: As cordas, capacetes, calçados, roupas etc. Evoluíram muito com a criação de novos materiais de diversos tipos de fibras e ligas leves, bem com o acréscimo de tecnologia.
Na prática: que no passado era marcado pelo improviso e de forma arriscada, agora tem como fundamento o máximo controle dos riscos, sempre utilizando os equipamentos de segurança e adotando todos os procedimentos de forma correta.
Nos locais: que no passado eram marcados pelo desconhecido e perigoso, agora são locais adequados à prática.
O surgimento dos esportes modernos também transformaram muitas práticas de aventura em práticas esportivas, com competições oficiais e até participação nos jogos olímpicos.
Questão 1
No passado, as atividades que hoje chamamos de aventura eram realizadas por caçadores, exploradores e militares e eram práticas
(A) seguras e voltadas para o lazer.
(B) arriscadas e em locais desconhecidos.
(C) lúdicas e em locais apropriados.
(D) realizadas com todos os tipos de equipamentos de proteção.
Questão 2
As práticas de aventura passaram por muitas transformações ao longo dos últimos séculos e atualmente elas são praticadas principalmente como
(A) treinamento militar para conquistar ambientes de difícil acesso.
(B) atividade de caça e como forma de sobrevivência.
(C) práticas de lazer e turismo.
(D) atividade de exploração de locais ainda desconhecidos.
Questão 3
O que são práticas corporais de aventura?
Questão 4
Quais foram as principais transformações nas práticas corporais de aventura nos últimos anos?
SAIBA MAIS:
Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre as Práticas Corporais de Aventura
Transformações nas Práticas Corporais de Aventura
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAEF0638) Compreender e identificar o que são práticas corporais de aventura. (EAJAEF0639) Identificar a origem das práticas corporais de aventura e suas transformações históricas. (EAJAEF0640) Analisar a relação das práticas corporais de aventura com as questões ambientais, de saúde e lazer. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 Confederação Brasileira de Judô. https://cbj.com.br/pt/ |