Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Transformações nos Padrões de Saúde
O que é saúde e, principalmente, quais são os cuidados que devemos ter com a saúde são questões que acompanham os seres humanos ao longo de toda história. E conforme as diferentes culturas e estruturas de poder, obteve-se diferentes respostas. Portanto, a saúde é também uma questão histórica e social.
A primeira resposta para essas questões foi fundamentada no sobrenatural, nas superstições e presságios. Nessa perspectiva, a saúde e a doença são causadas por espíritos ou entidades sobrenaturais.
Ainda na antiguidade, os gregos buscaram explicações mais racionais para conceituar o que é saúde. Eles partiam da observação empírica e entendiam a saúde e a doença como processos naturais, e era influenciada pela higiene, alimentação e pela prática de atividades físicas.
Mas, durante a Idade Média houve uma grande regressão sobre os cuidados que devemos ter com a nossa saúde. Durante esse período dominado por dogmas religiosos, saúde e doença passaram a ser associadas diretamente à comunhão com Deus e o pecado. Foi um período onde as pessoas deveriam tratar o corpo com penitências para salvar a alma/espírito. E cuidados com o corpo como higiene e atividades físicas não eram mais incentivadas, muito pelo contrário, vários cuidados com o corpo passaram a ser proibidos.
Com o Renascimento e a Idade Moderna veio o desenvolvimento da ciência e os cuidados com o corpo, como higiene e prática de atividades físicas, voltaram a ser importantes não apenas para a saúde, mas também para a economia e aumento da produtividade dos trabalhadores, desenvolvendo-se assim, a saúde social.
Atualmente, o conceito de saúde está totalmente interligado ao conceito de qualidade de vida, ou seja, não é apenas a ausência de doenças, mas sim o bem estar físico, social e emocional. Sendo reconhecido que nossa saúde e qualidade de vida possuem variados fatores condicionantes ou determinantes como as condições de trabalho, a infraestrutura do bairro e da moradia, a qualidade da alimentação e a prática de atividades físicas, bem como os hábitos de vida como beber e/ou fumar.
Portanto, a prática de atividades físicas como a ginástica não são os únicos fatores determinantes da nossa saúde, mas podem com toda certeza contribuir muito para melhorar nossa saúde e qualidade de vida.
Questão 1
Com relação aos padrões de saúde estabelecidos ao longo da história, podemos afirmar que
(A) o conceito de saúde sempre foi o mesmo, não importa a época ou cultura.
(B) a ciência sempre foi levada em consideração para se determinar o que é saúde.
(C) o conceito de saúde foi se transformando ao longo de toda a história humana.
(D) não existem estudos sobre os padrões de saúde ao longo da história.
Questão 2
Com relação a forma como as pessoas entendiam e promoviam a saúde durante o período da Idade Média, podemos afirmar que
(A) suas explicações tinham como base o método científico.
(B) as pessoas conheciam a medicina moderna e os remédios que usamos.
(C) Não havia nenhum cuidado com a saúde.
(D) as pessoas associavam as doenças ao estado de pecado.
Questão 3
Ao longo da história, os seres humanos consideraram diferentes respostas para a pergunta: o que é saúde? Atualmente, podemos afirmar que nossa saúde depende de vários fatores que são determinantes e condicionantes da nossa saúde. Quais são os principais fatores que influenciam nossa saúde?
Questão 4
Como a prática de ginástica pode contribuir para melhorar nossa saúde e qualidade de vida?
SAIBA MAIS:
Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre como o que entendemos o que é saúde e os cuidados que devemos ter modificaram-se ao longo de toda história humana.
Transformações no Padrão de Saúde
Autoria: | Luciano Alves de Oliveira |
Formação: | Educação Física |
Componente curricular: | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJAEF0721) Discutir sobre as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma como são apresentados na mídia. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |