ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
TÊNIS DE MESA
O TÊNIS DE MESA É UM ESPORTE POPULAR EM TODO O MUNDO, PRATICADO TANTO DE FORMA RECREATIVA, CONHECIDO COMO PING PONG, QUANTO EM NÍVEL COMPETITIVO COMO ESPORTE PROFISSIONAL. ELE FAZ PARTE DOS JOGOS OLÍMPICOS E TAMBÉM DOS JOGOS PARALÍMPICOS.
O OBJETIVO DO TÊNIS DE MESA É MARCAR PONTOS ATRAVÉS DE UMA DISPUTA ENTRE OS JOGADORES. PARA ISSO, UTILIZA-SE RAQUETES PARA GOLPEAR A BOLA SOBRE A MESA, TENTANDO FAZER COM QUE ELA PASSE POR CIMA DA REDE E CAIA NA ÁREA DE JOGO DO OPONENTE, SEM QUE ELE CONSIGA DEVOLVÊ-LA ADEQUADAMENTE.
ESSA MODALIDADE TRAZ DIVERSOS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE, ALÉM DE SER SOCIALMENTE DIVERTIDA E EMOCIONANTE.
QUESTÃO 1
O OBJETIVO DO TÊNIS DE MESA É FAZER A BOLA
(A) QUICAR DUAS VEZES CONSECUTIVAS NO CAMPO DE JOGO DO SACADOR ANTES DE SER REBATIDA PARA O ADVERSÁRIO.
(B) TOCAR NO CAMPO DO ADVERSÁRIO SEM QUE ELA SEJA CORRETAMENTE DEVOLVIDA PELO OPONENTE.
(C) TOCAR A REDE NO LADO DO ADVERSÁRIO E DIFICULTAR QUE ELA SEJA DEVOLVIDA CORRETAMENTE.
(D) QUICAR NO CHÃO ANTES DE TOCAR NO CAMPO DO SACADOR E SER REBATIDA PARA O ADVERSÁRIO.
QUESTÃO 2
NO TÊNIS DE MESA, EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE EMPUNHADURAS QUE OS JOGADORES PODEM ADOTAR PARA SEGURAR A RAQUETE. AS PRINCIPAIS SÃO
(A) CLASSINETA E PENTE.
(B) CANETA E PENTE.
(C) CLÁSSICA E CANETA.
(D) PENTE E CANETA.
QUESTÃO 3
SOBRE TÊNIS DE MESA, PREENCHA A PALAVRA-CRUZADA ABAIXO, DE ACORDO COM AS PERGUNTAS DOS SEUS NÚMEROS CORRESPONDENTES:
QUESTÃO 4
OS NÚMEROS SÃO UTILIZADOS PARA REPRESENTAR VALORES, QUANTIDADES, MEDIDAS, ORDENS E CÓDIGOS. ELES SÃO REPRESENTADOS POR COMBINAÇÕES DE ALGARISMOS, SENDO QUE O VALOR DE UM ALGARISMO DEPENDE DA POSIÇÃO QUE ELE OCUPA NO NÚMERO. EM UMA PARTIDA DE TÊNIS DE MESA, OS NÚMEROS DEMONSTRAM A QUANTIDADE DE PONTOS, SETS, VITÓRIAS E DERROTAS, E, POSTERIORMENTE, ORDENA OS JOGADORES EM PRIMEIRO, SEGUNDO E TERCEIRO LUGAR. SENDO ASSIM, IMAGINE A SITUAÇÃO ABAIXO:
OBSERVE QUE PARA MARCAR A QUANTIDADE DE PONTOS DOS JOGADORES “A” E “B” FORAM UTILIZADOS OS MESMOS ALGARISMOS, SÓ QUEM EM POSIÇÕES DIFERENTES. QUAL JOGADOR ESTÁ GANHANDO O SET?
SAIBA MAIS
PARA SABER MAIS SOBRE OS NÚMEROS NOS ESPORTES E TÊNIS DE MESA, ASSISTA OS VÍDEOS ABAIXO:
CONSTRUINDO RAQUETE E BOLA DO TÊNIS DE MESA COM REUTILIZAÇÃO DE MATERIAL RECICLÁVEL
NÚMEROS NOS ESPORTES
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0108) Reconhecer e vivenciar as diferentes modalidades esportivas. (EJAEF0109) Identificar, apropriar e analisar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas. (EJAMA0101) Compreender e utilizar o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social. |
Referências | BORIELO, Giovanna. Esporte do Pan Lima, tênis de mesa diminui riscos de infarto e AVC. R7. Disponível em <https://recordtv.r7.com/pan-lima-2019/esporte-do-pan-lima-tenis-de-mesa-diminui-riscos-de-infarto-e-avc-07082019>. Acesso em 29 de maio de 2023. Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. Disponível em: História do Tênis de Mesa – Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (cbtm.org.br). Acesso em 29 de maio de 2023. DICIONÁRIO Olímpico. Tênis de Mesa: golpe. Disponível em <https://www.dicionarioolimpico.com.br/tenis-de-mesa/cenario/golpe-2>. Acesso em 29 de maio de 2023. BOQNEWS. Quando os números ditam os esportes. Disponível em: <Quando os números ditam o esporte | Boqnews>. Acesso em 29 de maio de 2023. |