ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
TAPEMBOL
O Tapembol é um jogo criado em 2007, em Caeté, Minas Gerais, pelo professor de Educação Física Marco Aurélio Cândido Rocha. Foi criado com o objetivo de ser uma prática corporal que todos possam jogar, independente da idade ou de limitações físicas.
O jogo acontece em uma quadra parecida com a de futsal e é jogado com as mãos. Os jogadores precisam dar tapas na bola para passá-la entre os companheiros e tentar fazer gols. Cada jogador pode dar até dois toques consecutivos na bola antes de passá-la ou arremessá-la ao gol, e vence o time que fizer mais gols.
Além de ser divertido, o Tapembol ajuda a desenvolver habilidades físicas, ensina a trabalhar em equipe e a respeitar regras. Também melhora a saúde e proporciona momentos de lazer e convivência, sendo uma ótima opção para todos.
QUESTÃO 1
O jogo Tapembol é inclusivo e divertido, sendo uma ótima opção de lazer. Ele recebe esse nome porque:
(A) os jogadores utilizam os pés para movimentar a bola, o que o torna semelhante ao futsal.
(B) o jogo é uma combinação de queimada, futebol e vôlei, disputado em uma quadra de handebol.
(C) o nome reflete a forma como os jogadores movimentam a bola no jogo, dando tapas nela.
(D) o Tapembol envolve toques leves com as mãos fechadas, similar ao basquete e handebol.
QUESTÃO 2
Uma das principais ações realizadas durante a partida de tapembol é o “tapa“ na bola. O “tapa” é a forma de controle e movimentação da bola, sendo uma característica fundamental do jogo. Em outro contexto a palavra tapa pode significar
(A) uma dança tradicional.
(B) um tipo de veículo.
(C) um gesto de agressão.
(D) um estilo musical.
QUESTÃO 3
Elabore quatro frases que usem a palavra “tapa” em diferentes contextos. Uma delas deve estar relacionada ao jogo tapembol, enquanto as outras três devem abordar outros significados.
QUESTÃO 4
“O Tapembol é um jogo inclusivo”. Explique por que essa afirmação é verdadeira.
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0302) Vivenciar os jogos como manifestação lúdica na perspectiva do lazer. (EJALP0351) Procurar palavras no dicionário e analisar Semântica e a polissemia. |
Referências | ROCHA, Marco Aurélio Cândido. Tapembol: um jogo para Educação Física. . Disponível em: TITULO DO TRABALHO (TAG HEADING 1) (seed.pr.gov.br). Acesso em 2 de outubro de 2024. TIBÚRCIO, Valdir José. O Tapembol como Prática Pedagógica Inovadora da Educação Física Escolar. Disponível em: Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento – RC: 11480 – ISSN: 2448-0959 (seed.pr.gov.br). Acesso em 2 de outubro de 2024. |