You are currently viewing Educação Física: Preconceitos no Contexto das Lutas

Educação Física: Preconceitos no Contexto das Lutas

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de Freepik

Preconceitos no Contexto das Lutas

As Lutas são práticas corporais onde são desenvolvidas técnicas de ataque e defesa pessoal, com ou sem o uso de armas. Elas, geralmente, são classificadas conforme a distância entre os oponentes e conforme os golpes aceitos, assim temos as lutas agarradas com golpes como chaves, torções, quedas e estrangulamentos; e as lutas em pé a média distância com golpes como socos, chutes, cotoveladas etc. E também existem as lutas com o uso de armas como esgrima e diferentes estilos de kung fu.

Além de diferentes tipos de golpes e técnicas de ataque e defesa, as lutas também são compostas por ensinamentos filosóficos e por tradições de seu local de origem.

Assim como outras práticas corporais, as lutas são um reflexo da sociedade que as criaram e as praticam, ou seja, os valores e as características sociais se refletem no contexto das lutas. E nossa sociedade ainda é muito marcada por preconceitos e diferentes formas de discriminação, que por sua vez também se refletem no contexto das lutas.

Existem diferentes formas de preconceito, que ao pé da letra pode ser conceituado como a formação de uma ideia ou sentimento a respeito de alguém, algo ou de uma raça, antes mesmo de conhecê-los ou através de informações erradas. Assim, existe o preconceito racial, social, religioso, a homofobia, a misoginia, a xenofobia e o preconceito à estética corporal, entre outras formas de preconceito.

No contexto das lutas, esses preconceitos se reproduzem de diferentes formas. Existe o preconceito contra a prática de luta quando ela é associada às brigas e violência; existe a misoginia contra as mulheres que lutam, menosprezando esses combates a as capacidades físicas das lutadoras; existe preconceitos com relação à sexualidade das atletas e a discriminação de atletas trans; e até mesmo preconceito com relação à estética corporal dos atletas.

O importante de entendermos que existem preconceitos na sociedade e no contexto das lutas é que a partir disso podemos buscar a conscientização e a superação dessas atitudes e sentimentos hostis, ofensivos, intolerantes e que procuram diminuir a dignidade do outro que é discriminado.

Questão 1

As lutas são práticas corporais comportas por

(A) apenas golpes de defesa pessoal.

(B) apenas por golpes de ataques com ou sem armas.

(C) golpes que utilizam armas de fogo.

(D) golpes de ataque e defesa e conhecimentos filosóficos e tradições.

Questão 2

Os golpes que aprendemos nas diferentes formas de luta têm como objetivo

(A) ferir gravemente o adversário e outras pessoas.

(B) tornar as pessoas violentas e desrespeitosas.

(C) atingir, imobilizar, machucar e desequilibrar o adversário.

(D) atingir, imobilizar, desequilibrar ou excluir o adversário de um espaço.

Questão 3

Na nossa sociedade ainda existe muito preconceito, que pode ocorrer de diferentes formas. Explique quais tipos de preconceito você conhece e como eles acontecem?

Questão 4

As lutas também refletem as características da sociedade, sendo que nossa sociedade ainda é muito preconceituosa, quais tipos de preconceitos podemos encontrar no contexto das lutas?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre as diferentes formas de preconceitos:

Os Preconceitos

Canal Educação Física com o Professor Luciano. Disponível em: https://youtu.be/nCI7fhgrBX8
Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAEF0737) Dialogar sobre as questões geracionais, de saúde, de preconceitos, de modismos, de inclusão/exclusão, de gênero presentes nas lutas, propondo compreensão e superação dos mesmos.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022