You are currently viewing Educação Física: Situações de Preconceito na Escola

Educação Física: Situações de Preconceito na Escola

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: https://br.freepik.com/vetores-gratis/conceito-de-reclamacao-plana-organica_13862300.htm#fromView=search&page=1&position=40&uuid=040e2577-63c2-4bd6-b731-7232f5c230b5

Situações de Preconceito na Escola

Por muito tempo, as aulas de Educação Física foram compostas basicamente de atividades relacionadas ao futebol, voleibol, queimada e cuidados com a saúde. Essa era uma visão bastante reducionista e alienada de todas as práticas corporais existentes na nossa sociedade e cultura.

Com a implantação do Documento Curricular para Goiás (DC-GO) novos conteúdos, habilidades e competências tornaram-se obrigatórios em todo o ensino fundamental.

Os profissionais de Educação Física Escolar agora devem promover a aprendizagem de todos os 6 (seis) temas da nossa cultura corporal, ou seja, os esportes, as ginásticas, as práticas de aventura, as lutas, os jogos e brincadeiras e as danças.

Promovendo uma aprendizagem que envolva as 8 (oito) dimensões do conhecimento, como a experimentação, o uso e apropriação, o fruir e a reflexão sobre a prática, entre outros.

Acontece que a introdução de algumas dessas práticas corporais na escola, tão diferenciadas do que tradicionalmente era proposto, causaram diversas situações de estranhamento por parte de toda comunidade escolar.

Os estudantes, acostumados com uma prática reducionista nas aulas de Educação Física estranharam quando a proposta da aula passou a envolver práticas de aventura, lutas, ginásticas e etc.

E de todas as situações de estranhamento que essas novas práticas causaram, podemos com certeza destacar aquelas causadas pela introdução das danças, pois além do estranhamento também existe uma forte carga de preconceito contra essa prática corporal fundamental da nossa cultura.

Essa visão preconceituosa sobre a dança classifica-a como uma prática inapropriada e sexualizada.

É preciso reconhecer a dança como um elemento da nossa cultura que possui diferentes linguagens e significados, e que por si só não pode ser uma prática proibida. Reconhecer também que existe espaço para as danças na escola respeitando-se as diferenças e as habilidades de cada estudante em conjunto com suas famílias.

Questão 1

Uma aula de Educação Física onde os estudantes só jogam futebol durante o ano todo, pode ser considerada

(A) uma aula que abrange todos os conteúdos previstos para a Educação Física.

(B) uma aula de boa qualidade, já que a maioria dos estudantes estará contente.

(C) uma aula de está em conformidade com os documentos orientadores.

(D) uma aula reducionista e alienada frente a todas as práticas existentes.

Questão 2

Entre os novos conteúdos implementados pelo DC-GO para as aulas de Educação Física, podemos afirmar que os que podem causar mais estranhamento são

(A) dança, jogos e futebol.

(B) esportes, futebol e aventura.

(C) futebol, vôlei e queimada.

(D) aventura, lutas e danças.

Questão 3

Você concorda que a implantação da dança nas aulas de Educação Física podem gerar situações de preconceito nas aulas práticas por quais motivos?

Questão 4

Qual o valor da dança na nossa cultura? Como podemos superar os preconceitos presentes nas aulas de Educação Física sobre danças?

AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0531) Refletir sobre as relações sociais, políticas e econômicas a partir da dança.
(EJAEF0532) Discutir e problematizar os estereótipos e preconceitos, as questões de gênero, inclusão/exclusão presentes na dança.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022