You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – SAÚDE E GINÁSTICA DE ACADEMIA

EDUCAÇÃO FÍSICA – SAÚDE E GINÁSTICA DE ACADEMIA

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Canva

SAÚDE E GINÁSTICA DE ACADEMIA

A GINÁSTICA DE ACADEMIA CONSISTE EM PRÁTICAS CORPORAIS ESTRUTURADAS, PLANEJADAS E SISTEMATIZADAS, COM DIVERSAS MODALIDADES, COMO MUSCULAÇÃO, GINÁSTICA LOCALIZADA, PILATES, JUMP, YOGA, ENTRE OUTRAS.

ELA PODE FAVORECER A QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE, ESTÉTICA CORPORAL, REABILITAÇÃO FUNCIONAL E SOCIALIZAÇÃO.

EM RELAÇÃO À SAÚDE, ESSAS MODALIDADES AJUDAM A MELHORAR A RESISTÊNCIA CARDIORRESPIRATÓRIA, AUMENTAR A FORÇA MUSCULAR, MELHORAR A QUALIDADE DO SONO, PREVENIR O SEDENTARISMO, AUMENTAR A FLEXIBILIDADE E REDUZIR O RISCO DE DOENÇAS COMO DIABETES, OBESIDADE E HIPERTENSÃO. ALÉM DISSO, SÃO GRANDES ALIADAS DA SAÚDE MENTAL. DURANTE O EXERCÍCIO, O CORPO LIBERA NEUROTRANSMISSORES E HORMÔNIOS, COMO A DOPAMINA E A ENDORFINA, QUE PROMOVEM A SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR E AJUDA A REDUZIR O ESTRESSE E A ANSIEDADE.

PARA APROVEITAR ESSES BENEFÍCIOS, É ESSENCIAL PRATICAR AS ATIVIDADES COM A ORIENTAÇÃO CORRETA E RESPEITAR OS LIMITES DO CORPO.

QUESTÃO 1

A ENDORFINA, LIBERADA DURANTE A PRÁTICA DAS GINÁSTICA DE ACADEMIA, ESTÁ RELACIONADA A

(A) ELEVAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL.

(B) SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR.

(C) PERDA DE APETITE.

(D) MAIOR CHANCE DE LESÕES.

QUESTÃO 2

A PRÁTICA DE GINÁSTICA DE ACADEMIA AJUDA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS COMO

(A) SARAMPO E ASTIGMATISMO.

(B) DIABETES E HIPERTENSÃO.

(C) CÂNCER DE PELE E ASMA.

(D) DENGUE E OSTEOPOROSE.

QUESTÃO 3

LEIA O TEXTO ABAIXO E ENCONTRE NO CAÇA-PALAVRAS AS PALAVRAS QUE ESTÃO EM NEGRITO:

A GINÁSTICA DE ACADEMIA CONSISTE EM PRÁTICAS CORPORAIS ESTRUTURADAS, PLANEJADAS E SISTEMATIZADAS, COM DIVERSAS MODALIDADES, COMO MUSCULAÇÃO, GINÁSTICA LOCALIZADA, PILATES, JUMP, YOGA, ENTRE OUTRAS.

QUESTÃO 4

OBSERVE A TABELA:

AGORA RESPONDA:

A) QUANTAS MODALIDADES ESTÃO LISTADAS NA TABELA?

B) DE QUE FORMA AS MODALIDADES FORAM CLASSIFICADAS?

C) QUAL CATEGORIA POSSUI O MAIOR NÚMERO DE MODALIDADES LISTADAS?

D) QUAL DAS MODALIDADES LISTADAS VOCÊ TEM INTERESSE DE CONHECER?


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Matemática
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0117) Compreender e refletir sobre a relação da ginástica com a saúde, o trabalho, o lazer e a qualidade de vida.
(EJAMA0137) Ler e interpretar dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples presentes nas mídias e em diferentes contextos.
ReferênciasDE OLIVEIRA TOSCANO, José Jean. Academia de ginástica: um serviço de saúde latente. Revista brasileira de ciência e Movimento, v. 9, n. 1, p. 40-42, 2001.
SABA, Fabio Kalil Fares; BARBANTI, Valdir J. Determinantes da prática de exercício físico em academias de ginástica. 1999.