Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Samba
No Brasil, praticamos diferentes estilos de danças. Muitas dessas práticas surgiram em locais e épocas bem distantes de nós, enquanto outras foram criadas aqui mesmo no Brasil, como é o caso do samba.
O samba é um estilo de dança que possui suas raízes nos passos e ritmos trazidos pelos povos africanos. Aqui, esses povos, passos e ritmos se misturaram e deram origem ao samba.
Por ter sido uma dança criada a partir de ritmos e passos originalmente africanos, mas de povos diferentes, e por ter sido difundido em todo o Brasil, um país continental devido sua extensão, o samba acabou se tornando uma forma de dança diversificada.
Existem diferentes vertentes dentro daquilo que amplamente chamamos de samba, como por exemplo, o samba mais tradicional ou a roda de samba; o samba em duplas dos salões de festas chamado de samba de gafieira; e também o samba como principal ritmo do carnaval carioca.
E isso sem falar na diversidade de compassos e ritmos no samba, dos mais lentos e malandros até os mais acelerados curtidos nas baladas.
Nosso país foi formado a partir da miscigenação dos povos indígenas, africanos e europeus. Nossa cultura é o conjunto de legados deixados por esses povos.
Mas, essa miscigenação não é bem vista por todos, em especial pela elite economica, que age com preconceito e discriminação contra quase tudo que não seja europeu ou norte-americano.
Assim, sendo o samba uma manifestação brasileira, mas com raízes africanas, nem sempre ele foi bem visto ou valorizado por toda sociedade brasileira. Pelo contrário, houveram inúmeras tentativas de marginalizar o samba e associá-lo à desocupados e criminosos.
Por tudo isso, o samba também desempenha o papel de movimento de resistência cultural, que ao longo de muitos anos e gerações teve que resistir até ser reconhecido e valorizado pela maior parte da sociedade brasileira, inclusive pela elite, como patrimônio imaterial brasileiro.
Questão 1
A respeito da dança, podemos afirmar que no Brasil
(A) só praticamos as danças criadas em outras culturas.
(B) só praticamos as danças criadas dentro da nossa cultura.
(C) praticamos muitos estilos de danças do Brasil e de outras culturas.
(D) não praticamos dança alguma.
Questão 2
Com relação ao samba, podemos afirmar que ele é um estilo de dança brasileira, mas com raízes
(A) européias.
(B) indígenas.
(C) africanas.
(D) asiáticas.
Questão 3
O samba surgiu de diferentes ritmos que eram praticados na África, que aqui no Brasil se misturaram e deram origem ao ritmo popular, que logo se espalhou por todo país se diversificando. Cite, ao menos duas vertentes diferentes do samba:
Questão 4
Por que o samba também é considerado um movimento de resistência cultural?
SAIBA MAIS:
Assista ao vídeo do Professor Luciano para você aprender mais sobre o Samba e como ele é uma prática diversificada:
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAEF0421) Praticar diferentes modalidades de danças. (EAJAEF0424) Dialogar sobre as questões geracionais, de preconceitos, de inclusão/exclusão, de gênero e violência presentes na dança. (EAJAEF0529) Identificar e refletir sobre as danças folclóricas, africanas, indígenas dentre outras, enquanto movimentos de resistência. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |