You are currently viewing Educação Física – Voleibol

Educação Física – Voleibol

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Temática: Voleibol. Disponível em Pixabay.com

Voleibol

O Voleibol é um esporte coletivo, disputado por duas equipes em uma quadra separada por uma rede. Além da versão original com 6 jogadores na quadra, existem também outras variações.

O objetivo do jogo é jogar a bola por cima da rede com o máximo de dificuldade para recepção do time adversário, procurando fazer com que a bola toque no chão da quadra adversária ou que vá para fora após ter tocado por último em alguém da outra equipe. 

Para isso, cada equipe pode realizar, além do contato do bloqueio, no máximo 3 toques na bola antes de passá-la de volta para o outro lado, sendo que um mesmo jogador não pode tocar 2 vezes seguidas na bola.

Esse esporte passou por muitas transformações desde que foi criado por  William G. Morgan em 1895 nos Estados Unidos. Na época da sua criação, o que se pretendia era uma prática voltada para atender às necessidades dos mais velhos, como mantê-los ativos e interagindo socialmente com o grupo. Assim, Morgan criou um jogo menos fatigante e sem contato entre os adversários para evitar lesões.

Com o tempo o voleibol ganhou novos adeptos e logo deixou de ser praticado apenas pela comunidade mais idosa e passou a ser praticado também por pessoas de diferentes idades. Dessa forma, o esporte foi se tornando mais dinâmico, mais veloz e praticado com cada vez mais força.

O Voleibol é também uma prática voltada para o lazer, onde adaptamos as regras para melhor atender às necessidades dos praticantes.

O lazer vem do tempo que temos além do horário de trabalho ou do cumprimento das obrigações. É um tempo destinado para atividades prazerosas e de livre escolha. Podem ser práticas individuais ou coletivas, como atividades físicas, artísticas, intelectuais, manuais, sociais, turísticas e até virtuais.

Questão 1

Com relação à origem do voleibol, podemos afirmar que o voleibol surgiu para que

(A) os jovens tivessem mais uma prática para competir.

(B) os idosos pudessem competir.

(C) os idosos pudessem competir contra os jovens.

(D) os idosos se mantivessem ativos e interagindo socialmente.

Questão 2

Com relação ao lazer, podemos afirmar que ele é composto por práticas

(A) competitivas e individualizadas.

(B) competitivas e obrigatórias.

(C) individuais e obrigatórias.

(D) prazerosas e de livre escolha.

questão 3

O voleibol é um esporte coletivo. De acordo com o texto, qual é o objetivo do jogo?

questão 4

O voleibol surgiu como prática direcionada à terceira idade. Como ele se tornou um esporte competitivo de alto rendimento?

Saiba Mais

Participe do Quiz abaixo do Professor Luciano para você conhecer mais sobre as relações do voleibol com o lazer.

Canal: Educação Física com Professor Luciano. Disponível em https://view.genial.ly/61f58a8debbe5b0013de1844/interactive-content-as-relacoes-do-voleibol-com-o-lazer

Acompanhe o infográfico abaixo do Professor Luciano para você conhecer mais sobre os principais sistemas táticos:

Sistemas Táticos do Voleibol

Canal: Educação Física com Professor Luciano. Infográfico Sistemas Táticos do Voleibol. Disponível em https://view.genial.ly/61f2bc9ad199fc00121fb79c/interactive-content-sistemas-taticos-do-voleibol

Acompanhe o vídeo do Professor Luciano para saber mais sobre a origem do lazer

Origem do Lazer

Canal: Educação Física com Professor Luciano. Origem do Lazer. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=5Cgcr-3Zm3I
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAEF0509) Vivenciar diferentes modalidades esportivas
(EJAEF0510) Compreender e analisar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022
Regras do Jogo. Confederação Brasileira de Voleibol. Disponível em< https://cbv.com.br/pdf/regulamento/quadra/REGRAS-DE-QUADRA-2017-2020.pdf> acessado em 26, jan. 22
Regras do Jogo-Principais modificações. Confederação Brasileira de Voleibol. Disponível em: <https://cbv.com.br/anexos/regra_2013-2016.pdf> acessado em 25/01/2022.
Regras do Vôlei de praia. Confederação Brasileira de Voleibol. Disponível em:<https://cbv.com.br/pdf/regulamento/praia/REGRAS_VOLEI_DE_PRAIA_2015-2016.pdf> acessado em 26/01/2022
História do Voleibol. Federação Paulista de Voleibol. Disponível em <https://www.fpv.com.br/historia_volleyball.asp> acessado em 26/01/2022