You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – RELAÇÃO DAS LUTAS COM A POLÍTICA
A judoca brasileira Rafaela Silva (de branco) na disputa de equipes mistas no Mundial de Judô de Baku. Data: 27.09.2018. Local: Baku, no Azerbaijão. Foto: Rodolfo Vilela/rededoesporte.gov.br

EDUCAÇÃO FÍSICA – RELAÇÃO DAS LUTAS COM A POLÍTICA

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA  É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

A judoca brasileira Rafaela Silva (de branco) na disputa de equipes mistas no Mundial de Judô de Baku. Data: 27.09.2018. Local: Baku, no Azerbaijão. Foto: Rodolfo Vilela/rededoesporte.gov.br

RELAÇÃO DAS LUTAS COM A POLÍTICA

AS LUTAS, ENQUANTO PRÁTICAS CORPORAIS, POSSUEM UMA FORTE LIGAÇÃO COM A POLÍTICA, FUNCIONANDO COMO FERRAMENTAS PARA FORTALECER IDENTIDADES NACIONAIS, PROMOVER DIPLOMACIA, PROJETAR CULTURAS NO CENÁRIO GLOBAL E IMPLEMENTAR POLÍTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL. CADA MODALIDADE CARREGA TRADIÇÕES E VALORES QUE ENRIQUECEM ESSAS RELAÇÕES E DESTACAM SUA IMPORTÂNCIA.

ESSA CONEXÃO SE TORNA AINDA MAIS EVIDENTE QUANDO ATLETAS DE DESTAQUE UTILIZAM SUA VISIBILIDADE PARA DESAFIAR ESTRUTURAS DE OPRESSÃO, TRANSFORMANDO O ESPORTE EM UM ESPAÇO DE RESISTÊNCIA E LUTA POR DIREITOS CIVIS.

DESSA FORMA, AS LUTAS TRANSCENDEM AS COMPETIÇÕES, CONFIGURANDO-SE COMO PODEROSOS INSTRUMENTOS POLÍTICOS, CAPAZES DE MOLDAR IDENTIDADES, INFLUENCIAR NAÇÕES E PROMOVER MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS.

QUESTÃO 1

AS LUTAS CORPORAIS PODEM SER CONSIDERADAS FERRAMENTAS POLÍTICAS PORQUE

(A) SÃO PRATICADAS EXCLUSIVAMENTE PARA FINS DE COMPETIÇÕES.

(B) SÃO PRÁTICAS CORPORAIS EXTREMAMENTE VIOLENTAS E AGRESSIVAS.

(C) REFORÇAM IDENTIDADES NACIONAIS E PROMOVEM INCLUSÃO SOCIAL.

(D) PROMOVEM A SEGREGAÇÃO, RACISMO, INTOLERÂNCIA E EXCLUSÃO SOCIAL.

QUESTÃO 2

UM EXEMPLO HISTÓRICO DE ATLETA DE LUTA QUE USOU SUA FAMA NO ESPORTE COMO FORMA DE RESISTÊNCIA POLÍTICA E RACIAL FOI O

(A) BOXEADOR MUHAMMAD ALI.

(B) NADADOR MICHAEL PHELPS.

(C) CORREDOR USAIN BOLT.

(D) JOGADOR DE FUTEBOL PELÉ.

Fonte: Muhammad Ali. H. Michael Karshis. Disponível em: RIP Muhammad Ali. I think I remember his awesomely funny i… | Flickr.

QUESTÃO 3

O QUE VOCÊ PENSA SOBRE OS ATLETAS UTILIZAREM A VISIBILIDADE PROPORCIONADA PELAS LUTAS E OUTROS ESPORTES PARA SE MANIFESTAREM POLITICAMENTE?

QUESTÃO 4

OBSERVE O MAPA MENTAL:

AGORA COM BASE NO MAPA MENTAL, ELABORE FRASES QUE EXPLIQUEM COMO AS LUTAS ESTÃO CONECTADAS COM ASPECTOS POLÍTICOS.


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0128) Refletir sobre as relações sociais, políticas e econômicas a partir da luta.
(EJALP0128) Ler coletivamente gêneros textuais do campo do estudo e pesquisa.
ReferênciasMARIANTE NETO, Flávio Py et al. Muhammad Ali, um outsider na sociedade americana?. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 32, p. 105-122, 2010.