ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

RELAÇÃO DAS LUTAS COM A POLÍTICA
AS LUTAS, ENQUANTO PRÁTICAS CORPORAIS, POSSUEM UMA FORTE LIGAÇÃO COM A POLÍTICA, FUNCIONANDO COMO FERRAMENTAS PARA FORTALECER IDENTIDADES NACIONAIS, PROMOVER DIPLOMACIA, PROJETAR CULTURAS NO CENÁRIO GLOBAL E IMPLEMENTAR POLÍTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL. CADA MODALIDADE CARREGA TRADIÇÕES E VALORES QUE ENRIQUECEM ESSAS RELAÇÕES E DESTACAM SUA IMPORTÂNCIA.
ESSA CONEXÃO SE TORNA AINDA MAIS EVIDENTE QUANDO ATLETAS DE DESTAQUE UTILIZAM SUA VISIBILIDADE PARA DESAFIAR ESTRUTURAS DE OPRESSÃO, TRANSFORMANDO O ESPORTE EM UM ESPAÇO DE RESISTÊNCIA E LUTA POR DIREITOS CIVIS.
DESSA FORMA, AS LUTAS TRANSCENDEM AS COMPETIÇÕES, CONFIGURANDO-SE COMO PODEROSOS INSTRUMENTOS POLÍTICOS, CAPAZES DE MOLDAR IDENTIDADES, INFLUENCIAR NAÇÕES E PROMOVER MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS.
QUESTÃO 1
AS LUTAS CORPORAIS PODEM SER CONSIDERADAS FERRAMENTAS POLÍTICAS PORQUE
(A) SÃO PRATICADAS EXCLUSIVAMENTE PARA FINS DE COMPETIÇÕES.
(B) SÃO PRÁTICAS CORPORAIS EXTREMAMENTE VIOLENTAS E AGRESSIVAS.
(C) REFORÇAM IDENTIDADES NACIONAIS E PROMOVEM INCLUSÃO SOCIAL.
(D) PROMOVEM A SEGREGAÇÃO, RACISMO, INTOLERÂNCIA E EXCLUSÃO SOCIAL.
QUESTÃO 2
UM EXEMPLO HISTÓRICO DE ATLETA DE LUTA QUE USOU SUA FAMA NO ESPORTE COMO FORMA DE RESISTÊNCIA POLÍTICA E RACIAL FOI O
(A) BOXEADOR MUHAMMAD ALI.
(B) NADADOR MICHAEL PHELPS.
(C) CORREDOR USAIN BOLT.
(D) JOGADOR DE FUTEBOL PELÉ.

QUESTÃO 3
O QUE VOCÊ PENSA SOBRE OS ATLETAS UTILIZAREM A VISIBILIDADE PROPORCIONADA PELAS LUTAS E OUTROS ESPORTES PARA SE MANIFESTAREM POLITICAMENTE?
QUESTÃO 4
OBSERVE O MAPA MENTAL:

AGORA, COM AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO MAPA MENTAL, ELABORE FRASES QUE EXPLIQUEM COMO AS LUTAS ESTÃO CONECTADAS COM ASPECTOS POLÍTICOS.
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0128) Refletir sobre as relações sociais, políticas e econômicas a partir da luta. (EJALP0128) Ler coletivamente gêneros textuais do campo do estudo e pesquisa. |
Referências | MARIANTE NETO, Flávio Py et al. Muhammad Ali, um outsider na sociedade americana?. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 32, p. 105-122, 2010. |