Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Rapel
As práticas corporais de aventura são atividades que demandam perícia e habilidade para realizar a proeza de superar os desafios encontrados no meio ambiente, buscando sentir a vertigem (adrenalina e emoção) que a atividade proporciona, mas com o máximo controle dos riscos.
Elas podem ocorrer na natureza, com atividades como o arvorismo e também no meio ambiente urbano com atividades como o skate. Ou, em muitos casos , são técnicas e atividades que podem ser desenvolvidas tanto em um meio ambiente quanto em outro, como é o caso do RAPEL.
O rapel é uma atividade que surgiu dentro do alpinismo em 1879. Foi criado pelo francês Jean Charlet-Stranton durante a conquista do paredão de rocha chamado de Petit Dru, na França, e pode ser traduzido como “resgate” ou “recuperar”.
A prática consiste em uma descida vertical utilizando-se cordas e outros equipamentos. Na natureza pode ser praticado descendo em paredões de pedra, em cachoeiras e ou em vãos como a entrada de cavernas. Já no meio ambiente urbano o rapel pode ser praticado nas paredes externas dos prédios e outras estruturas.
Inicialmente, foi utilizado apenas como técnica de alpinismo, mas atualmente é muito utilizado no resgate de pessoas nas mais diversas situações de perigo, e cada vez mais, é utilizado também como forma de lazer e integração com a natureza.
A prática de rapel pode nos proporcionar fortes emoções tanto pela contemplação (da natureza ou da cidade do alto de um prédio) quanto pela adrenalina e medo, pois envolve um risco controlado, e por isso devemos respeitar todos os procedimentos de segurança, bem como utilizar todos os equipamentos de segurança necessários para a prática segura.
Para uma prática segura são necessários equipamentos como capacetes, luvas, cordas de qualidade, mosquetões, freios e cadeirinha. Além desses equipamentos são necessárias pessoas para auxiliar tano no início do rapel quanto no final, controlando a velocidade da descida e observando os riscos.
Questão 1
O rapel é uma prática de aventura que consiste em
(A) atravessar uma fita presa de um ponto ao outro.
(B) descer por uma corda através de um sistema de roldanas.
(C) passear por um caminho estreito pela floresta
(D) uma descida vertical utilizando-se cordas e outros equipamentos.
Questão 2
A prática do rapel pode nos proporcionar diferentes emoções, porém deve ser realizada
(A) sem nenhum procedimento de segurança
(B) sem controle dos riscos e dos equipamentos
(C) de forma imprudente e desatenta
(D) com o máximo controle dos riscos
Questão 3
Por que a preservação do meio ambiente é importante para a prática de rapel?
Questão 4
O rapel surgiu como técnica de alpinismo e atualmente é muito utilizada como prática de aventura para o lazer. Em que outras situações, além do lazer e do alpinismo, as técnicas do rapel são muito utilizadas?
Autoria: | Luciano Alves de Oliveira |
Formação: | Educação Física |
Componente curricular: | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAEF0637) Reconhecer e experimentar diferentes práticas corporais de aventura (urbanas/na natureza), valorizando a própria segurança e integridade física (EJAEF0638) Relacionar as práticas corporais de aventura com as questões ambientais, de saúde e lazer |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |