ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
QUAL JOGO MARCOU SUA INFÂNCIA?
JOGOS SÃO PRÁTICAS CORPORAIS LÚDICAS QUE FAZEM PARTE DA VIDA DO SER HUMANO, SENDO BASTANTE SIGNIFICATIVOS DURANTE A INFÂNCIA.
ELES SEGUEM REGRAS PREDEFINIDAS, PODENDO SE MANIFESTAR DE DIVERSAS MANEIRAS, COMO JOGOS DE TABULEIRO, ELETRÔNICOS, POPULARES, COM CARACTERÍSTICAS COMPETITIVAS OU COOPERATIVAS. ESSAS ATIVIDADES SÃO VIVENCIADAS EM VÁRIOS ESPAÇOS, COM PROPÓSITOS DIVERSOS, EM DIFERENTES PARTES DO MUNDO, COMPARTILHADAS ENTRE DIFERENTES POVOS, CADA UM COM SUAS CARACTERÍSTICAS DISTINTAS.
NO BRASIL, UMA AMPLA DIVERSIDADE DE JOGOS É PRATICADA. DEVIDO À VASTA EXTENSÃO TERRITORIAL DO PAÍS, É COMUM QUE ALGUNS DESSES JOGOS SEJAM ESPECÍFICOS DE DETERMINADAS REGIÕES OU TENHAM VARIAÇÕES SIGNIFICATIVAS, TANTO NOS NOMES QUANTO NAS REGRAS E NOS MATERIAIS UTILIZADOS. ESSAS DIFERENÇAS REFLETEM A RIQUEZA CULTURAL DO PAÍS E SÃO ADAPTADAS DE ACORDO COM OS HÁBITOS E A REALIDADE DE CADA COMUNIDADE.
ALGUNS EXEMPLOS DESSES JOGOS INCLUEM:
• PIÃO E PINHÃO.
• CAÇAPINHA, GUDE, BURACÃO, FUBECA, PETELECO E BARROCA.
• CINCO MARIAS, JOGO DO OSSO E BUGALHA.
• PIPA, PAPAGAIO, PIPOSA, ARRAIA, CURICA E PANDORGA.
• AMARELINHA, MARÉ, SAPATA, MACACA, AVIÃO, JOGO DA PEDRINHA E CASCO.
• BILBOQUÊ, BILOQUÊ, EMBOCA-BOLA E EMBOCADOR.
QUESTÃO 1
PODEMOS DIZER QUE JOGOS SÃO
(A) EXERCÍCIOS FÍSICOS SEMPRE COMPETITIVOS.
(B) PRÁTICAS CORPORAIS COM REGRAS PREDEFINIDAS.
(C) ATIVIDADES REALIZADAS SOMENTE POR ATLETAS.
(D) DINÂMICAS DE LAZER SEM REGRAS ESTABELECIDAS.
QUESTÃO 2
A QUANTIDADE DE JOGOS EXISTENTES NO BRASIL
(A) NÃO POSSUEM VARIAÇÕES SIGNIFICATIVAS.
(B) REFLETEM A DIVERSIDADE CULTURAL DO PAÍS.
(C) NÃO SÃO COMPARTILHADOS ENTRE OS POVOS.
(D) SÃO EXCLUSIVOS DE DETERMINADAS REGIÕES.
QUESTÃO 3
SOBRE O JOGO QUE MARCOU SUA INFÂNCIA, PREENCHA A FICHA ABAIXO:
QUESTÃO 4
PROCURE NO CAÇA-PALAVRAS OS NOMES UTILIZADOS PARA SE REFERIR AO JOGO DE BOLINHAS DE GUDE: BARROCA, BURACÃO, CAÇAPINHA, FUBECA, GUDE E PETELECO.
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0201) Vivenciar e ressignificar os diferentes jogos no contexto local, regional e nacional contemplando os de matrizes indígenas e africanas. (EJAHI0204) Perceber a presença do fenômeno das migrações no ambiente escolar e o respeito das diferenças regionais entre os estudantes da EJA. |
Referências | História dos brinquedos: pião. Disponível em: <https://studhistoria.com.br/historia-das-coisas/historia-dos-brinquedos-piao/>. Acesso em: 18 mar. 2024. |