Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Quadro de Medalhas
E mais uma edição dos Jogos Olímpicos se encerra, desta vez (2024) o grandioso evento esportivo foi em Paris, a capital da França. Lá se reuniram a nata do esporte olímpico e paralímpico mundial, disputando medalhas e glórias que ficaram registradas na história dos jogos.
E como foi a participação do Brasil no evento? Que reflexões podemos fazer e como o desempenho dos nossos atletas podem nos ajudar a entender melhor nossa própria realidade?
Podemos, por exemplo, fazer um paralelo entre o quadro de medalhas olímpicas e paralímpicas e tentar entender as diferenças ou semelhanças entre os resultados.
Em 2024, os atletas brasileiros conseguiram um total de 20 medalhas olímpicas, sendo 3 de ouro, 7 de prata e 10 de bronze. Conseguindo alcançar a 20º posição geral no quadro de medalhas, com grande destaque para Rebeca Andrade, considerada a maior medalhista brasileira nos Jogos.
Por outro lado, nossos atletas paralímpicos conseguiram um total de 89 medalhas, sendo 25 de ouro, 26 de prata e 38 medalhas de bronze, ficando entre o top 5 países com mais medalhas na competição.
Com base nessas informações, podemos realizar várias reflexões, como por exemplo, por que a mídia e o público dão tanto destaque ao esporte olímpico sendo que o paralímpico conquistou mais medalhas? Ou, como são os investimentos e gastos com atletas olímpicos e paralímpicos no Brasil? Seria justo uma equivalência nos orçamentos? Quais as dificuldades ou facilidades para os jovens terem acesso a prática de todos os diferentes esportes que compõem os jogos olímpicos e paralímpicos?
Infelizmente no Brasil, os investimentos e patrocínios são represados em praticamente um único esporte: o futebol masculino, enquanto os outros esportes sobrevivem com muita dificuldade.
E como seria o desempenho do Brasil nos próximos jogos se as diversas práticas esportivas, além do futebol masculino, fossem mais valorizadas, disponibilizadas e acessíveis aos jovens?
Questão 1
Os Jogos Paralímpicos são
(A) competições iguais aos Jogos Olímpicos, porém com pessoas com algum tipo de deficiência.
(B) competições totalmente diferentes dos Jogos olímpicos, e disputadas por pessoas com e sem deficiência.
(C) competições desiguais e injustas, disputadas por pessoas com diferentes tipos de deficiência.
(D) competições adaptadas conforme as necessidades e características dos atletas com algum tipo de deficiência.
Questão 2
Com relação aos Jogos Olímpicos de 2024, podemos afirmar que o Brasil
(A) participou apenas da edição olímpica.
(B) participou apenas da edição paralímpica.
(C) não tem interesse em participar dos Jogos Paralímpicos.
(D) participou da edição olímpica e paralímpica.
Questão 3
Por que tantos investimentos e patrocínios direcionados apenas para o futebol masculino pode dificultar o desenvolvimento de outros esportes?
Questão 4
Na sua opinião, por que a mídia e o público dão tanto destaque ao esporte olímpico sendo que o paralímpico conquistou mais medalhas?
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0411) Relacionar e problematizar o esporte nos aspectos sociais, econômicos e políticos no contexto atual. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |