You are currently viewing Educação Física: PRINCÍPIO DA ALAVANCA NO JIU JITSU

Educação Física: PRINCÍPIO DA ALAVANCA NO JIU JITSU

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação Física – para 6ª Série – Eja – foi veiculada na TV no dia 28/05/2021 (Sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Nesta videoaula de hoje, vamos saber mais sobre uma luta milenar, o JIU JITSU, que é uma  prática de autodefesa e de formação humana, que utiliza golpes de alavancas, torções e pressões para imobilizar e derrubar o adversário.

Fonte: pixabay.com

Assista à videoaula abaixo com a temática:   PRINCÍPIO DA ALAVANCA NO JIU JITSU

Eaja – Educação Física – 6ª Série – Aula 3

Na videoaula acima, aprendemos que as lutas são práticas corporais com dimensões corporais e morais, onde a dimensão corporal corresponde ao conjunto de exercícios voltados para o condicionamento para o confronto físico, com métodos de treinamento e técnicas de ataque e defesa, já a dimensão moral, com base na disciplina, autocontrole, respeito e honra, se preocupa com a formação humana, tornando-se para seus praticantes um referencial para a vida em sociedade.

Pontuamos que o Jiu Jitsu é uma luta composta em grande parte por golpes baseados nos princípios da alavanca, que é um conhecimento físico, onde com pouca força física o lutador consegue aplicar uma força ou pressão multiplicada no adversário.

ATIVIDADE 1

Assista ao vídeo abaixo, aprecie uma luta de JIU JITSU e tente identificar, baseados na videoaula do Professor Luciano, os golpes de alavancas utilizados.

CYBORG – Miami International Open IBJJF Championship 2010 – Canal: Robert Giannini – Disponível: (2) CYBORG – Miami International Open IBJJF Championship 2010 – YouTube

ATIVIDADE 2

Baseado em tudo que aprendeu sobre alavancas, analise seu dia a dia e pontue situações que você já faz uso de alavancas. Identifique também momentos que você ainda não faz uso da alavanca mas pode começar a fazer para facilitar suas tarefas cotidianas.

ATIVIDADE 3

Vamos praticar? Para vivenciar o JIU JITSU, uma supervisão presencial e rigorosa faz-se necessário, por isso, inviável propor para vocês essa experiência nesse formato de aula online. Mas é possível vivenciar uma prática de luta segura aí da sua casa, a LUTA DE BRAÇO ou QUEDA DE BRAÇO. Chame seus familiares e faço um torneio entre vocês com essa luta, que igual ao JIU JITSU, envolve uma importante alavanca do corpo humano. Depois de vivenciarem e se divertirem, anote no seu caderno que tipo de alavanca é usada na LUTA DE BRAÇO.

Acesse o link abaixo e leia o texto abaixo para saber mais sobre as regras dessa prática. Adapte essas regras à sua realidade e divirtam-se.

https://www.solbrilhando.com.br/Esportes/Luta_de_Braco/Regras.htm


Referencial Bibliográfico Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiás. Documento Curricular para Goiás. cee.go.gov.br, 2021. Disponível em: <https://cee.go.gov.br/wp-content/uploads/2019/08/Documento-Curricular-para-Goi%C3%A1s.pdf> acesso em 15/02/2021.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes Curriculares Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0532) Conhecer e vivenciar as lutas do contexto nacional e mundial. 
(EAJAEF0533) Conhecer os valores, normas, objetivos e fundamentos presentes nas lutas nacionais e mundiais.
Ciências da Natureza (EAJACI0606) Compreender e explicar a utilização das máquinas simples ao longo da história.