Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Pit Boys
Nos anos de 1990 até início dos anos 2000 surgiu na nossa sociedade um novo estereótipo de homem violento que passou a ser chamado de pitboys. Tratava-se, especialmente, de jovens de classe média alta que utilizavam técnicas de lutas, principalmente de jiu jitsu brasileiro, para atacar ou provocar brigas com outras pessoas, geralmente frequentadores de bares e boates ou os seguranças que trabalhavam nesses estabelecimentos.
Aquele era um comportamento injusto, violento, criminoso e que colocava em risco a integridade física e até a vida de pessoas que muitas vezes nem sequer praticavam algum tipo de luta ou tinham algum preparo atlético.
Muitos defendem que essas pessoas são fruto de um sistema sem regras e sem atenção dos pais, que tem como consequência o comportamento agressivo. Enquanto outros apontam que a própria construção histórica do jiu jitsu brasileiro, que se firmou como a luta mais eficiente de todas através de combates e desafios de vale tudo que levaram, inclusive, ao surgimento do MMA.
Nesse contexto, muitos novos professores e novos praticantes entenderam que as técnicas de luta deveriam ser utilizadas em combates reais fora das competições ou treinos como forma de confirmar algum tipo de supremacia sobre o outro.
Fato é que seja pelo contexto histórico e ou pelo sistema de educação, esses jovens assumiram esse comportamento agressivo durante aquele período da nossa história, e isso prejudicou muito os verdadeiros atletas e mestres de todos os estilos de luta, pois a prática corporal luta passou a ser vista como potencializadora de brigas e violência.
Após muitos problemas, casos de polícia e muitas pessoas agredidas, mestres, o poder público e atletas buscaram diferentes formas para o enfrentamento desse problema. Medidas judiciais, novos procedimentos para os seguranças dos estabelecimentos, e principalmente, novas formas de treinamento e uma nova visão sobre o propósito da luta foram adotados.
Com isso, as práticas de luta se distanciaram do que chamamos de briga, e assim, voltaram a ser valorizadas pela sociedade.
Questão 1
As lutas são práticas corporais compostas por técnicas de ataque e defesa centradas no corpo do adversário, além disso as lutas
(A) são práticas violentas e pregam o desrespeito entre as pessoas.
(B) e as brigas são práticas similares.
(C) possuem regras e ensinam sobre o respeito ao adversário.
(D) não possuem regras e ensinam como agredir inocentes.
Questão 2
Briga é uma atitude
(A) ilegal, imoral e inadequada para resolver os conflitos.
(B) nobre e de respeito aos adversários.
(C) incentivada e valorizada pela sociedade.
(D) comum e natural de todo ser humano.
Questão 3
Quais são as principais diferenças entre lutas e brigas?
Questão 4
Atualmente, o jiu jitsu brasileiro é reconhecido como uma das principais e mais eficientes formas de luta. Uma prática respeitada e com atletas reconhecidos pelo grande público. Mas, nos anos de 1990 os lutadores de jiu jitsu tinham fama de briguentos e encrenqueiros. O que mudou para que a prática de jiu jitsu se tornasse uma prática valorizada e respeitada pela sociedade?
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0427) Vivenciar as lutas do contexto nacional valorizando a diversidade cultural. (EJAEF0428) Identificar os valores, normas, objetivos e fundamentos presentes nas lutas nacionais. (EJAEF0429) Problematizar sobre a diferença entre luta, briga e agressão, em contexto educacional e profissional. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |