Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Parkour na Escola
O Parkour surgiu como uma Prática Corporal de Aventura Urbana que busca superar com movimentos acrobáticos (saltos, rolamentos, paradas de mão…) os obstáculos que o meio ambiente urbano desafiador pode oferecer, como escadarias, arquibancadas, muretas, paredes, corrimãos, bancos de concreto, vãos etc. Procurando sentir a “vertigem” (adrenalina/emoção) com o máximo controle dos riscos.
A palavra Parkour é de origem francesa e significa percurso. Então, a prática do Parkour é na verdade um percurso de obstáculos urbanos encontrados nas calçadas, praças e pistas da cidade. Ele foi criado nos anos de 1980 (França) por David Belle, a partir dos métodos de treinamentos militares e da ginástica natural, sendo composto por movimentos como saltos, aterrissagens, passagens e rolamentos, que são usados para transpor todo tipo de obstáculos ou barreiras que encontram pelas calçadas e praças da cidade.
O Parkour chegou ao Brasil no início dos anos 2000, como prática de lazer e de condicionamento físico. Praticado inicialmente apenas nos grandes centros urbanos, o Parkour tem se popularizado cada dia mais, sendo que sua prática já conquistou também muitas cidades do interior do Brasil.
Na escola, podemos adaptar a prática do Parkour às necessidades e habilidades dos estudantes para incluir vivências dessa prática nas aulas de Educação Física. Para isso é fundamental observar os obstáculos que o meio ambiente da escola pode nos oferecer (arquibancadas, muretas, bancos…), determinar as técnicas para transpor os obstáculos (passagens, saltos, rolamentos…) e os procedimentos (organização para realizar a prática, os apoios ou auxiliares quando necessário…), e equipamentos de segurança necessários, como colchonetes etc.
Atualmente, existe uma grande polêmica acerca da classificação do Parkour, que surgiu como Prática Corporal de Aventura Urbana, mas foi apropriado pela Federação Internacional de Ginástica como forma de Ginástica Competitiva. Agora, é a FIG quem organiza as competições e define as regras da prática formal (competitiva) do Parkour.
Dessa forma, o Parkour pode ser considerado ao mesmo tempo uma Prática Corporal de Aventura Urbana, uma forma de Ginástica e também uma modalidade de Esporte.
Questão 1
A prática do Parkour consiste em
(A) jogar bola em um campo e marcar o máximo de gols.
(B) nadar grandes distâncias.
(C) superar os desafios de um meio ambiente urbano desafiador.
(D) se entregar ao sedentarismo.
Questão 2
As práticas corporais de aventura procuram superar os desafios de um meio ambiente desafiador objetivando a “vertigem” (adrenalina/emoção) que a prática pode proporcionar. Para isso
(A) Devemos nos arriscar sem segurança.
(B) Devemos confiar no acaso para que nada de ruim aconteça.
(C) Não precisamos nos preocupar com nada.
(D) Devemos ter o máximo controle dos riscos.
Questão 3
Como podemos praticar o Parkour na escola, em especial, na Educação de Jovens e Adultos?
Questão 4
Na sua opinião, o Parkour deveria ser considerado uma Prática Corporal de Aventura, uma forma de Ginástica ou uma modalidade de Esporte?
SAIBA MAIS:
Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre o Parkour e suas possibilidades na escola
Parkour na Escola
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAEF0642) Vivenciar diferentes práticas corporais de aventura (urbanas/na natureza). (EAJAEF0740) Debater sobre as possibilidades de realização de práticas corporais de aventura na escola e em áreas verdes, explorando espaços e materiais que podem ser adaptados para vivência. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 Gutierrez, Gustavo L. et al. ”O Doping e os Jogos Olímpicos: Diferentes Dimensões do Fenômeno”. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/118242/115766/218302> Acessado em 14, maio. 23 Mundo. Portal G1: Por que a Rússia não disputa a Olimpíada de Tóquio (e em vez do hino é tocado Tchaikovsky)? 26/07/2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/07/26/por-que-a-russia-nao-disputa-a-olimpiada-de-toquio-e-em-vez-do-hino-e-tocado-tchaikvsky.ghtml> Acessado em 14, maio. 23 |