Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Padrões de Força no Contexto do Boxe
O boxe, também conhecido como pugilato, surgiu como modalidade esportiva na Inglaterra por volta do século XVIII.
Visualmente e tecnicamente os combates daquela época eram bem diferentes dos combates de hoje. Para começar os lutadores não usavam luvas, as roupas usadas eram bem diferentes dos tradicionais bermudões usados atualmente, as técnicas de ataque e defesa ainda eram rudimentares e, principalmente, os padrões dos corpos eram outros.
Naquela época não haviam os treinamentos e as técnicas existentes na atualidade. Treinamentos que hoje contam com uma forte base científica com conhecimentos profundos em fisiologia, anatomia e cinesiologia; com a periodização dos treinos e intervalos; com o apoio de multiprofissionais como médicos, psicólogos e nutricionistas; e com um controle da alimentação com oferta de suplementos e cálculos de calorias.
No século XVIII, acreditava-se que existia uma relação direta e proporcional entre a massa total do corpo e a quantidade de força. Dessa forma, o padrão de força estava centrado em corpos grandes, nem sempre musculosos, muitas vezes com grande percentual de gordura.
Todavia, com o desenvolvimento de diferentes ramos da ciência, com novas pesquisas, estudos, testes e equipamentos, chegamos a conclusão de que não existe uma relação direta entre força e massa muscular. Com isso, o padrão de força se transformou.
Hoje, é fácil encontrar pessoas com menos massa muscular, mas com muita potência (força) nos golpes, isso devido às novas técnicas e novos treinamentos.
No boxe feminino houveram mudanças maiores ainda. Elas que antes eram consideradas frágeis e inadequadas para a prática de esportes de contato físico, hoje são vistas como atletas e lutadoras com o mesmo nível técnico dos lutadores masculinos.
E se antes, haviam padrões rígidos com relação ao corpo das mulheres, hoje em dia aceitamos a diversidade de corpos diferentes das lutadoras.
Questão 1
O Boxe moderno surgiu como modalidade esportiva no século XVIII
(A) no Brasil.
(B) nos Estados Unidos.
(C) na França.
(D) na Inglaterra.
Questão 2
As mulheres não podiam praticar o boxe, pois um esporte com tanto contato físico não seria adequado às mulheres, já que elas são frágeis e necessitam de cuidados e proteção masculina.
O texto acima retrata uma visão
(A) realista das capacidades e limites das mulheres.
(B) preconceituosa sobre as capacidades e limites das mulheres.
(C) adequada aos dias atuais sobre as mulheres.
(D) definitiva acerca das possibilidades e limites das mulheres.
Questão 3
Você acha adequado as mulheres praticarem atividades como o boxe?
Questão 4
O que levou a mudança dos padrões de força e beleza considerados adequados no século XVIII para os padrões de força e beleza considerados adequados atualmente?
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0535) Discutir e problematizar as transformações históricas dos padrões de força, saúde e beleza no contexto das lutas. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/6ano/educacao-fisica/introducao-as-praticas-corporais-de-aventura/6632#:~:text=Inicialmente%20realizadas%20em%20ambientes%20naturais,e%20risco%20que%20envolve%20essas |